𝗨𝗡𝗔 | 𝗰𝗼𝗿𝗽𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗱𝗶𝗮́𝗹𝗼𝗴𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗶𝗻𝘃𝗶𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗹




Teresa Fabião, bailarina, artivista e investigadora, mergulha nas dimensões biográficas, biomédicas e sociopolíticas do HIV, e traz-nos UNA, uma criação, a vulnerabilidade e a potência da transformação. A partir da sua vivência como corpo positHIVo desde 2011, Teresa constrói um solo multivocal que cruza depoimentos e experiências de outras pessoas seropositivas no Brasil, Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos.
Mais do que uma narrativa pessoal, UNA dá corpo ao invisível e convoca o público a atravessar tabus, preconceitos e silêncios. É uma performance que pergunta:
𝘊𝘰𝘮𝘰 𝘤𝘶𝘪𝘥𝘢𝘳 𝘥𝘦 𝘴𝘪 𝘦 𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘶𝘵𝘳𝘰𝘴?
𝘊𝘰𝘮𝘰 𝘷𝘪𝘷𝘦𝘳 𝘤𝘰𝘮 𝘷𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦?
𝘊𝘰𝘮𝘰 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢𝘳 𝘥𝘰𝘳 𝘦𝘮 𝘤𝘳𝘪𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰?
UNA é uma convocatória à escuta, ao acolhimento e à coragem coletiva. Uma peça sobre a vida — e o poder de a reinventar.
Ficha Artística:
Criação & Interpretação: Teresa Fabião
Vídeo: Luís Rosa Lopes
Sonoplastia: Cláudio Tavares
Iluminação: Célia Correia
Figurino: Patrícia Costa
Apoio dramatúrgico: Ana Rocha & Ronaldo Serruya
Colaboradores [voz-off]: Celina, Isabel, Felipe Machado, Franco Fonseca, Luca Modesti, Paolo Gorgoni, Sónia Cardoso, Xan Marçal, Julie Dowling
APOIOS l TOUR > Direção Geral das Artes (DGArtes/ governo de Portugal), Programa SHUTTLE/ CMPorto; CRIAÇÃO > Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação GDA, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Estúdios Victor Córdon, Corpo Raiz; COPRODUÇÃO > Teatro Municipal da Guarda
