FONTE: E-Global
A Assembleia Nacional Popular desconhece de qualquer informação de eventual pedido de levantamento de imunidade parlamentar ao deputado e líder do Parlamento, Domingos Simões Pereira, informou a E-Global esta terça-feira, 2 de julho, uma fonte do hemiciclo guineense.
De acordo com a informação noticiada pela Rádio Sol Mansi que citou a fonte do Ministério Público, o Parlamento guineense teria sido notificado pedindo o levantamento da imunidade parlamentar ao Domingos Simões sobre o processo de resgate aos bancos ocorrido em 2015.
“Até ao momento não temos nenhuma informação a respeito”, disse a fonte de E-Global junto à Mesa da Assembleia Nacional Popular.
De lembrar que o processo em causa foi arquivado em 2022. Na altura, a Procuradoria-Geral da República decidiu “revogar o despacho da constituição ou declaração de Domingos Simões Pereira como suspeito no presente inquérito e Consequente desentranhamento do mesmo e os atos subsequentes”.
No documento, tornando público a 25 Fevereiro de 2022, consultado por E-Global, a Procuradoria-Geral da República junto do Tribunal de Relação tinha revogado ainda o despacho que teria declarado o líder do PAIGC suspeito no caso “resgate” com os bancos e em consequência manda arquivar os autos sobre o referido processo.