FONTE LUSA
O ministro da Economia, Plano e Integração Regional da Guiné-Bissau, Soares Sambu, está a acumular a pasta da Energia, depois do pedido de demissão do anterior titular, Hideberto Infanda, disse hoje à Lusa fonte do Governo guineense.
A ministra da Comunicação Social, Maria da Conceição Évora, acumula, por sua vez, a pasta da Juventude, Cultura e Desporto, vaga desde o passado dia 18, com a saída do Governo de Augusto Gomes.
Conceição Évora também assegura o cargo deixado em aberto pelo secretário de Estado da Juventude, Garcia Biifa.
Os membros do Governo demissionários são dirigentes da Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que entrou em rota de colisão com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.
O partido liderado por Nuno Nabiam, ex-primeiro-ministro e antigo Conselheiro Especial do chefe de Estado guineense, anunciou, no passado dia 16, ter retirado a confiança política a Sissoco Embaló.
Três dias depois exortou os seus dirigentes a saírem do Governo de Iniciativa Presidencial, o que estes fizeram, apresentando pedidos de demissão.
A mesma exortação foi feita pelo líder interino do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias, no que foi correspondido pelo ministro da Saúde Pública, Domingos Malú.
Hoje, o Presidente guineense exonerou, por decreto, Malú e anunciou que a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria Inácia Có, irá acumular a pasta da Saúde Pública "até à indicação pelo primeiro-ministro de um novo titular".