Ler 👉 AQUI
O Presidente da Federação de Natação da Guiné-Bissau (FNGB), Siphiwe Baleka, recebeu hoje provas de que Sergio Mane, Presidente do Comité Olímpico Nacional da Guiné-Bissau e Sr. Duarte Ioia, receberam um pagamento ilegal da World Aquatics no valor de 17.500 dólares.
Isto apesar de terem passado quase exactamente dois anos desde que a World Aquatics (anteriormente conhecida como FINA) abriu uma investigação “para esclarecer questões-chave relacionadas com a Federação de Natação da Guiné-Bissau, como a legitimidade e actual composição do seu corpo diretivo” e foi informou posteriormente que no dia 6 de Novembro de 2023, a Secretária-Geral do FNGB, Daiana Taborda Gomes, apresentou queixa-crime no Tribunal Regional do Ministério Público de Bissau, Secção Criminal, alegando que alguém usou o nome do FNGB para abrir conta no Banco Atlantique Guine Bissau e começou beneficiar de algumas transferências da World Aquatics (Federação Internacional de Natação) que equivalem a roubo à FNGB.
“A World Aquatics possui toda a documentação que comprova tanto a legalidade da federação de natação da qual sou Presidente como as acções criminosas do Sr. Sérgio Mane, Presidente do Comité Olímpico Nacional da Guiné Bissau e do seu cúmplice, por fraude e roubo fingindo ser a federação de natação legalmente registrada”, disse o presidente do FNGB, Baleka.
“A World Aquatics é agora cúmplice deste crime, uma vez que se recusa a suspender o pagamento ou a enviar uma equipa de estabilização para a Guiné-Bissau, como fez com o Quénia.”