FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO
Duas crianças, de nacionalidade guineense, foram abandonadas no aeroporto de Bogotá, na Colômbia, numa altura em que os migrantes africanos alteram a sua rota, rumo aos Estados Unidos.
Os menores, de 10 e 13 anos, foram levados sob custódia do governo depois de passarem vários dias sozinhos no terminal de partidas internacionais, reporta o jornal The Guardian.
Segundo o departamento nacional de imigração da Colômbia, os jovens estavam a viajar com grupos separados e foram deixadas no aeroporto pelos seus familiares no início deste mês. As razões do abandono ainda não foram esclarecidas, avança ainda o jornal britânico.
A descoberta destas duas crianças ocorre numa altura em que os migrantes de África utilizam cada vez mais os aeroportos da América do Sul e da América Central como 'trampolins' na longa rota para chegar aos Estados Unidos.
O The Guardian esclarece que, só no ano passado, mais de 12 mil africanos terão atravessado a selva em Darién, região situada entre a Colômbia e o Panamá, a caminho do norte, após apanharem voos para o Brasil, detalham as estatísticas publicadas pelas autoridades do Panamá.