O Ministro da Economia e Finanças, Suleimane SEIDE manteve esta quarta-feira (30.08) um encontro de cortesia com o Embaixador da União Europeia, (UE) na Guiné-Bissau, Artis BERTULIS, com quem abordou assuntos ligados a cooperação entre Bissau e Bruxelas.
Na ocasião, o dimplomata europeu renovou o apoio de Bruxelas à Guiné-Bissau, no âmbito do Programa "Terra Ranka", para ajudar nas reformas económicas, as pescas, entre outros.
Para o Embaixador Artis BERTULIS, a União Europeia(UE) mantém-se empenhada em apoiar a Guiné-Bissau e o seu povo a debelar os desafios existentes e, fez saber que, "estão a ser criadas as condições para melhorar cadeia de valores, destacando, a exportação da castanha de caju e pescado para o mercado Europeu", disse ele.
A par disso, o Embaixador da União Europeia Senhor Artis BERTULIS reiterou a assistência financeira ao país para assegurar a transição digital, apoiar boa governação, assim como, na criação de cidades verdes inclusiva.
Ao Embaixador da União Europeia, o Ministro da Economia e Finanças, Suleimane SEIDE enfatizou a cooperação com Bruxelas que, considerou "um parceiro indispensável", prometendo detalhar as áreas da futura cooperação e de assistência.
Suleimane SEIDE espera ter mais assistência técnica e financeira da União Europeia com vista a dinamizar as actividades de microcrédito, visando combater a pobreza nas comunidades locais e, para que sistema chegue todas as pessoas interessadas.
O Titular da Pasta da Economia e Finanças referiu-se também, a difícil situação económica e social existente, facto que conduziu a elaboração de um "Programa de Emergência" para minimizar particularmente, o aumento do custo de vida.