quarta-feira, 22 de outubro de 2025

PRIMEIRO-MINISTRO REUNIDO COM A CHEVRON-TEXACO E A PETROGUIN



O Primeiro-Ministro Braima Camará recebeu hoje, em audiência conjunta, representantes das empresas Chevron e Petroquímica, num encontro que teve como objetivo a apresentação oficial de uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, a Chevron, que manifestou um forte interesse em realizar pesquisas sobre a existência de petróleo em alguns blocos recentemente consignados e aprovados pelo Conselho de Ministros.


Recorde-se que a Chevron é uma das raras companhias petrolíferas globais com comprovada capacidade técnica e financeira para efetuar prospeções em águas profundas. O Governo da Guiné-Bissau e todos os guineenses aguardam com fundadas expectativas que esta nova etapa possa conduzir, finalmente, à descoberta de petróleo no território nacional.


Uma eventual descoberta e exploração de petróleo pela Chevron representaria um marco histórico para a Guiné-Bissau, com potencial para transformar profundamente a economia nacional, gerar milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecer as receitas do Estado e consolidar a soberania energética do país. O Executivo reafirma, neste contexto, o seu compromisso com a transparência, a boa governação e a defesa dos interesses estratégicos do povo guineense.

CNE publica posicionamento no boletim de voto

FONTE: RFI A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau realizou esta terça-feira, na sua sede, em Bissau, dois sorteios para o posicio...