quarta-feira, 23 de julho de 2025

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue Online em 👉 BWinners


💰? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT 💰!   Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionantes jogos de futebol 👉 AQUI. Não perca esta oportunidade fantástica — aproveite agora! Prepare-se para uma chance de desfrutar de uma riqueza de 💰

AGORA, DEPÓSITOS RÁPIDOS E FÁCEIS COM ORANGE MONEY:

PESCADOR ENCONTRA CADÁVER AMARRADO A UM PILAR NUMA MARGEM DO RIO MANSOA

FONTE: RSM



Foi encontrado esta quarta-feira (23 de julho) sobre as águas do “Rio Mansoa”, concretamente em João Landim, o corpo de um jovem aparentemente de trinta (30) anos de idade, amarrado contra um pilar e baleado nas águas.

Segundo informações a que a Rádio Sol Mansi teve acesso, através de testemunhas, o corpo foi descoberto por um pescador que estava em sua prática diária de pesca. De acordo com Luís Pansau, responsável dos pescadores de João Landim, o homem encontrou o corpo amarrado há três quilômetro da ponte.

“Foi um homem que encontrou o corpo e ele estava no mar a pescar há três quilômetro para a ponte e viu-o de longe e foi até lá depois descobriu que era uma pessoa. O corpo foi encontrado bem amarrado com arame queimado e contra um pilar”, declarou Pansau, e informou à nossa reportagem que este se encontra com o calçado preto e roupas.

Luis Pansau, destaca que esta não é a primeira vez, foram várias vezes encontrados corpos naquela zona. Por isso, Pansau apela ao reforço de vigilância aos mares.

“É uma preocupação para nós que todos os dias estamos no mar a praticar a nossa atividade. Esta não é a primeira vez que deparamos com essa situação foi já várias vezes”, afirmou o pescador apelando a maior vigilância aos mares do país.

A ponte "Amílcar Cabral", sobre o rio Mansoa na localidade de João Landim, 20 quilómetros de Bissau, tem 785 metros de comprimento e 11,4 metros de largura.

XII JOGOS DESPORTIVOS DA CPLP - ONDE ANDA A GUINÉ-BISSAU?

 


segunda-feira, 21 de julho de 2025

MIKKO PYHÄLÄ: AMÍLCAR CABRAL É UM DOS "MAIORES PENSADORES" AFRICANOS

Um registo sobre Amílcar Cabral pelo Embaixador Emérito da Finlândia Mikko Pyhälä:


O embaixador emérito da Finlândia Mikko Pyhälä defendeu hoje, em Coimbra, que Amílcar Cabral e Nelson Mandela foram os maiores pensadores e dirigentes políticos de África.

Mas o dirigente sul-africano não hesitava em afirmar que Amílcar Cabral tinha sido "o principal pensador e maior dirigente político do continente africano", sublinhou o diplomata finlandês, que falava à agência Lusa, em Coimbra, à margem da conferência 'Entre a Finlândia e a Guiné. Mikko Pyhälä e Amílcar Cabral (1970-1971): Testemunho de um antigo dirigente da União Internacional de Estudantes (UIE)'.
A comparação entre os dois nomes da história africana não é, no entanto, "fácil nem, porventura, legítima", sustentou o antigo embaixador finlandês, salientando que Mandela e Cabral "viveram realidades e em países muito diferentes".
É "totalmente pacífico" que o fundador do Partido Africano da Independência (PAI), que esteve na "génese do PAIGC [Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde], organização de luta pela libertação destes dois países do colonialismo [português]", foi "genial", designadamente ao reconhecer "a importância da cultura na luta pela libertação", defendeu o diplomata.
Amílcar Cabral foi "o líder mais brilhante das lutas africanas pela independência", foi "o grande ator político e pensador", sintetizou Mikko Pyhälä, concluindo que ele e Nelson Mandela "são gigantes".
"Pyhälä visitou Conacri e as regiões libertadas pelo PAIGC em finais de 1970, integrando uma missão da UIE e, mais tarde teve um grande papel na organização da célebre visita de Cabral à Finlândia em 1971, que provocou uma reviravolta nas relações que este país mantinha com Portugal", disse, na abertura da conferência, Julião Soares Sousa, historiador guineense e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), entidade promotora da iniciativa.
Mikko Pyhälä foi também o primeiro estrangeiro a gravar as chamadas "canções da luta de libertação nacional", recentemente reeditadas na Finlândia.
Embaixador designadamente em vários países sul-americanos e asiáticos, Pyhälä é autor de diversas obras sobre Amílcar Cabral e a luta de libertação da Guiné[-Bissau] e de Cabo Verde.
A Guiné-Bissau foi "praticamente a única colónia africana que logrou conquistar a independência através da luta armada", disse, durante a conferência, o diplomata finlandês, referindo as suas visitas àquele país e a Cabo Verde (antes e depois do 25 de Abril de 1974), entre outros momentos da luta destes povos pela independência, particularmente no plano diplomático.
Após grande disputa política interna, a Finlândia acabou, em 1972, por dar apoio humanitário aos movimentos de libertação africanos (à semelhança daquilo que, então, já faziam a Suécia e a Noruega), recordou.
Cabo Verde é hoje um país onde "a democracia está muito enraizada" e com assinalável "evolução económica e social", afirmou à Lusa Mikko Pyhälä, considerando a história mais recente do arquipélago "um monumento à sabedoria".
Já a Guiné-Bissau "é um país pobre" e que, sobretudo nos últimos tempos, "tem sido vítima da máfia da droga", mas "parece começar a tender para a normalização", embora sejam "muitas e profundas as contradições" que o país tem de resolver, concluiu o diplomata.

Faleceu aos 99 anos a Dona Nair, mãe do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves

FONTE: EXPRESSO DAS ILHAS

Ao Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e família, o editor do DsC envia o seu mais profundo pesar. Que a terra lhe seja leve.


Faleceu este sábado, 19 de Julho, aos 99 anos, Alda Pereira Neves (Dona Nair), mãe do Presidente da República, José Maria Neves. A informação foi divulgada por um dos netos, José Luís Neves, numa publicação nas redes sociais.

O funeral está previsto para este domingo, 20, na cidade de Assomada, com missa marcada para as 15h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, seguindo-se o cortejo fúnebre para o Cemitério de Nhagar, às 16h00, com partida da residência da falecida, em Pedra Barro.

Em comunicado, a Presidência da República destaca o legado de amor e dedicação de Dona Nair, “que permanecerá vivo através dos seus filhos: Felisberta Pereira Neves Tavares, Antônio Pereira Neves, Maria José Pereira Neves e José Maria Pereira Neves”. 

A mesma fonte sublinha que a memória de Dona Nair será igualmente honrada pelos seus 17 netos, 17 bisnetos e 4 trisnetos.

A minha avó Nair partiu para a eternidade, centenária, a escassos dias de completar um século da sua passagem pela vida terrena. Ela está agora numa outra dimensão, mais elevada”, escreveu José Luís Neves.

Segundo o neto, Dona Nair completaria 100 anos no próximo dia 8 de Agosto. “A festa prometia ser de arromba, entre nós. Mas Deus preferiu que fosse ao Paraíso, entre os Anjos e os Santos, ao lado do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

José Luís recorda a avó com carinho e admiração: “Vovó Nair foi uma mulher guerreira e vencedora. Mãe solteira, criou os seus quatro filhos praticamente sozinha. Enfrentou inúmeras dificuldades, fez enormes sacrifícios, superou obstáculos gigantescos, mas celebrou incontáveis vitórias. Fruto do trabalho árduo e incansável, fez colheitas abundantes”.

Acrescenta ainda que, neste momento de despedida, prefere celebrar a vida extraordinária que Dona Nair viveu. “Hoje, ela parte para a eternidade, saciada da vida, com a satisfação do dever cumprido, em paz e feliz”.

Para a família, Dona Nair foi uma bênção. “Foi uma dádiva tê-la connosco por quase 100 anos. Pela sua sabedoria e generosidade, pelos seus ensinamentos e por tudo o que ela fez e representa para cada um de nós”.

Para mim, em particular, a Vovó Nair foi cabeça, tronco e membros. Foi tudo. Foi a minha vida. Nasci, cresci e fiz-me homem nas mãos dela. O ser humano que hoje sou, por ela foi moldado. A minha gratidão é infinita”, conclui José Luís Neves.

RIP - Faleceu Evilaine Semedo. Que descanse em paz



domingo, 20 de julho de 2025

Morreu Kiki Lima, grande artista plástico de Cabo Verde

Participámos em duas exposições conjuntas - (1999) Galeria Gymnasio da CML e outra em 2000, na Câmara Municipal do Seixal. Que notícia triste. As mais sentidas condolências à família. Cabo Verde perdeu um grande homem, uma referência das artes das ilhas e de África. Que descanse em paz. Tinha 72 anos.

FOTO: Expresso das Ilhas




ÚLTIMA HORA: Acaba de falecer o Nené, antigo director do estádio Lino Correia. Condolências à família. AAS



sábado, 19 de julho de 2025

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue Online em 👉 BWinners


💰? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT 💰!   Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionantes jogos de futebol 👉 AQUI. Não perca esta oportunidade fantástica — aproveite agora! Prepare-se para uma chance de desfrutar de uma riqueza de 💰

AGORA, DEPÓSITOS RÁPIDOS E FÁCEIS COM ORANGE MONEY:

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue   Online em   👉  BWinn ers 💰 ? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT  💰 !   ⚽  Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionan...