segunda-feira, 28 de julho de 2025

ORDEM DOS JORNALISTAS CONDENA AGRESSÃO CONTRA WALDIR ARAÚJO E ALERTA PARA IMPACTO NAS RELAÇÕES GUINÉ-BISSAU/PORTUGAL

FONTE: RSM

A Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau classificou como “lamentável” a agressão sofrida pelo jornalista Waldir Araújo, delegado da RTP-África no país, ocorrida na noite de domingo, 27 de julho de 2025, na rotunda de Baiana, em Bissau.

Em declarações à Rádio Sol Mansi, o bastonário da Ordem, António Nhaga, alertou que o episódio pode prejudicar as relações entre a Guiné-Bissau e Portugal e apela ao Governo para que casos semelhantes não voltem a acontecer.
É inaceitável num Estado de direito democrático, principalmente tratando-se de um órgão como a RTP-África”, afirmou.
Nhaga manifestou preocupação com o clima de intimidação que se instala entre os profissionais da comunicação social e defende um jornalismo que contribua para a construção de um “imaginário coletivo” da Guiné-Bissau, garantindo aos cidadãos acesso à informação livre e transparente. “Deixem-nos fazer jornalismo, não nos espanquem”, apelou.
António Nhaga também incentivou os jovens profissionais a manterem a coragem diante das dificuldades: “Não desanimem, porque se desistirmos daremos força àqueles que nos querem silenciar.
A Ordem dos Jornalistas junta-se, assim, ao Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS), que já havia repudiado a agressão e exigido uma investigação rigorosa para responsabilizar os autores.

Mandato de Sissoco termina em meio à polémica

FONTE: LUSA Mandato presidencial de cinco anos de Umaro Sissoco Embaló termina esta quinta-feira no meio de uma polémica de interpretações d...