Hoje o mundo precisa ouvir o que está a acontecer em Varela, na Guiné-Bissau. A nossa amiga, irmã, ativista e empresária Valentina foi injustamente detida pelas autoridades, simplesmente por ser a presidente da associação Tchon Tchomano, uma voz ativa e legítima da comunidade.
Valentina, filha de pai italiano e mãe guineense, é conhecida pelo seu amor por Varela e pelo seu contributo à comunidade através de um projeto turístico sustentável e enraizado na cultura local.
Após várias manifestações pacíficas de populares descontentes com a atuação de uma empresa chinesa de mineração, que tem causado sérios danos ambientais e sociais na região, ocorreram atos isolados de vandalismo, mas esses aconteceram sem envolvimento direto da Valentina.
Mesmo assim, ela foi levada sob custódia pelas autoridades em Ingoré, apenas por ser uma figura ativa e líder comunitária. Uma clara tentativa de silenciar quem defende a terra, o povo e os direitos humanos.
Não podemos ficar calados. Esta é uma injustiça que nos diz respeito a todos.
Pedimos apoio nacional e internacional:
Justiça para Valentina!
Liberdade para os defensores da natureza e da dignidade humana!
sábado, 19 de abril de 2025
OPINIÃO - INJUSTIÇA EM VARELA
Por: Lien Mei Yoga
Seja um Vencedor. Aposta e Ganha
Jogue Online em 👉 BWinners Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente 💰 ? 15...
