A LGDH registou com bastante tristeza as noticias que dão conta da morte a facada de uma agente de Polícia afeta à Sétima Esquadra, no bairro de enterramento.
De acordo com as informações recolhidas pela LGDH, tudo aconteceu na madrugada desta sexta-feira dia 4 de abril de 2025, quando uma patrulha das autoridades policiais foi atacada por uma suposta quadrilha de assaltantes, um dos quais desferiu golpes de facadas fatais contra uma agente da policia.
De acordo com as mesmas fontes, a reação da patrulha policial culminou com a morte de um dos supostos, tendo ferido outro que se encontra internado no Hospital Nacional de Simão Mendes "em estado grave".
A LGDH condena com firmeza este ato de agressão criminosa contra as forças de segurança, que culminou com a morte de uma agente em pleno exercício das suas funções.
A Liga exorta as autoridades judiciárias no sentido de desencadearem uma investigação urgente tendente a identificação e consequente responsabilização criminal de todos os membros afetos a quadrilha e demais outros similares, cujas condutas têm perturbadas a paz e tranquilidade publica.
A Liga apela o reforço de patrulhamento na cidade de Bissau e no interior do país, para fazer face ao crescimento do índice de criminalidade violenta na Guiné-Bissau.
Por fim, a LGDH manifesta a sua profunda solidariedade ao Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública pelo sucedido e apresenta as suas mais sentidas condolências à família da malograda.
Bissau 04 de abril de 2025