FONTE: RÁDIO JOVEM
Segundo uma fonte junto do Ministério Público, após a denúncia da juventude do PTG em uma conferência de imprensa no passado dia 3 de janeiro de 2025, a Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fatuamata Djau Baldé solicitou uma investigação detalhada dos fatos denunciados, no qual as buscas realizadas em Bafatá, na Direção Regional de Agricultura e no armazém da PEGAS, SA, resultaram na coleta de diversas provas documentais que somam mais de quinhentos e sessenta milhões de francos CFA (560.000.000 FCFA) em valores envolvidos.
De acordo com a nossa fonte, os documentos revelam dívidas da empresa PEGAS, SA (denunciada pela juventude do Partido dos Trabalhadores Guineenses como uma empresa fictícia), para com o Ministério da Agricultura no montante de 61.169.262 FCFA e um plano de distribuição de fertilizantes. Importa lembrar que, durante a conferência de imprensa o presidente da estrutura juvenil do PTG, Diamantino Quadé, acusou a Ministra Djau Baldé de ordenar a venda de mais cinco mil sacos de adubes.
À Rádio Jovem, o confidente contou que foram ouvidas 14 testemunhas que forneceram cópias de transferências bancárias e cheques ao Ministério Público relacionados à taxa de exportação da castanha de caju, totalizando valores elevados.
Ainda a nossa fonte informou que durante a investigação, foram encontrados indícios de irregularidades, como a transferência de valores significativos entre contas de diferentes entidades e a realização de empreitadas sem concurso público. Documentos adicionais indicam a participação de altos funcionários e associados no desvio de fundos e na administração danosa dos recursos.
A fonte informou que de acordo com a investigação feita, a Ministra Fatumata Djau Baldé e o cidadão Mama Saliu Lamba poderão estar implicados em crimes de administração danosa, peculato, abuso de poderes, peculato de uso, branqueamento de capital e usurpação de funções públicas.
Entre as transferências destacam-se:
- 182.856.900 FCFA do Ministério do Comércio para a conta do Comité Técnico de Seguimento.
- 89.000.000 FCFA da conta do Comité Técnico de Seguimento para a conta da ANCA.
- 33.000.000 FCFA da conta do Comité Técnico de Seguimento para a conta do INPA.
- 101.385.936 FCFA do Ministério do Comércio para a conta do Comité Técnico de Seguimento.
- 44.705.000 FCFA retirados da conta do Comité de Seguimento através de cheques.
- 50.000.000 FCFA da conta do Comité Técnico de Seguimento para a conta da ANCA.
- 22.435.000 FCFA da conta do Comité Técnico de Seguimento para a conta do INPA.
Também foram encontrados documentos que indicam irregularidades, como a proposta de reconstrução do Edifício do INPA no valor de 38.476.232 FCFA sem concurso público e a saída de 5300 sacos de fertilizantes para armazéns da PEGAS, SA.
A Rádio Jovem soube que a Ministra Fatumata Djau Baldé está ausente do país.