quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

COMISSÃO DA CONSOLIDAÇÃO DA PAZ - França diz que continuará a apoiar a Guiné-Bissau

INTERVENÇÃO DE NICOLAS DE RIVIÈRE, REPRESENTANTE PERMANENTE DA FRANÇA JUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS, NA ASSEMBLEIA GERAL

Original do discurso, em francês, AQUI

Nova Iorque, 22 de janeiro de 2025 

"Agradeço à presidência brasileira e a todos os oradores, em especial ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Carlos Pinto Pereira, pela apresentação das prioridades de consolidação da paz na Guiné-Bissau.

Esta reunião demonstra a importância que a Comissão de Consolidação da Paz atribui ao acompanhamento da situação na Guiné-Bissau. Os desafios que o país enfrenta exigem respostas transversais que envolvam todo o sistema das Nações Unidas, os parceiros bilaterais e a sociedade civil. 

Penso em particular na educação, na diversificação económica, bem como na luta contra o crime organizado e o tráfico de droga. A estabilização das instituições é também uma dimensão fundamental, sendo importante que se possam organizar eleições legislativas.

Gostaria de elogiar o trabalho do Fundo de Consolidação da Paz neste país. O Fundo implementa vários projectos centrados na estabilização política, na participação das mulheres e dos jovens, na protecção dos direitos humanos, na gestão dos recursos naturais ou na governação no sector da saúde.

A França está ao lado da Guiné-Bissau no apoio às suas prioridades, como demonstraram as visitas do Presidente Macron a Bissau em 2022 e do Presidente Embalo a Paris em Dezembro passado. A França oferece cooperação na formação de engenheiros agrícolas, no combate à pesca ilegal e na área da educação, especialmente através da escola internacional francesa de Bissau. Continuará empenhada em todas estas questões em apoio à Guiné-Bissau.

Obrigado."

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue   Online em   👉  BWinn ers 💰 ? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT  💰 !   ⚽  Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionan...