INTERVENÇÃO DE NICOLAS DE RIVIÈRE, REPRESENTANTE PERMANENTE DA FRANÇA JUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS, NA ASSEMBLEIA GERAL
Original do discurso, em francês, AQUI
Nova Iorque, 22 de janeiro de 2025
"Agradeço à presidência brasileira e a todos os oradores, em especial ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Carlos Pinto Pereira, pela apresentação das prioridades de consolidação da paz na Guiné-Bissau.
Esta reunião demonstra a importância que a Comissão de Consolidação da Paz atribui ao acompanhamento da situação na Guiné-Bissau. Os desafios que o país enfrenta exigem respostas transversais que envolvam todo o sistema das Nações Unidas, os parceiros bilaterais e a sociedade civil.
Penso em particular na educação, na diversificação económica, bem como na luta contra o crime organizado e o tráfico de droga. A estabilização das instituições é também uma dimensão fundamental, sendo importante que se possam organizar eleições legislativas.
Gostaria de elogiar o trabalho do Fundo de Consolidação da Paz neste país. O Fundo implementa vários projectos centrados na estabilização política, na participação das mulheres e dos jovens, na protecção dos direitos humanos, na gestão dos recursos naturais ou na governação no sector da saúde.
A França está ao lado da Guiné-Bissau no apoio às suas prioridades, como demonstraram as visitas do Presidente Macron a Bissau em 2022 e do Presidente Embalo a Paris em Dezembro passado. A França oferece cooperação na formação de engenheiros agrícolas, no combate à pesca ilegal e na área da educação, especialmente através da escola internacional francesa de Bissau. Continuará empenhada em todas estas questões em apoio à Guiné-Bissau.
Obrigado."