O romancista guineense Abdulai Sila foi agraciado com o Prémio Lusofonia 2024, na categoria de Literatura, uma justa homenagem à sua significativa contribuição para a literatura guineense e lusófona. A distinção será entregue na 8ª edição da Gala Prémios da Lusofonia, a realizar-se no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, no próximo dia 12 de outubro de 2024.
Engenheiro Eletrotécnico de formação, Sila é um dos escritores mais prolíficos da Guiné-Bissau, com quatro romances, sete peças de teatro e diversas coletâneas de contos. Seu envolvimento com a promoção da literatura e da literacia, tanto como autor quanto como editor, tem sido amplamente reconhecido.
Entre as suas conquistas recentes, destacam-se o Prémio Prestígio (Teatro) da RTP África (2021) e o reconhecimento como uma das "100 Personalidades Negras mais Influentes da Lusofonia" (Revista Bantumen, 2023).
A entrega do Prémio Lusofonia 2024 é um reconhecimento merecido à obra de Abdulai Sila, que continua a prestar um inestimável serviço à cultura guineense e lusófona.