FONTE: LUSA
Um navio de carga, proveniente do porto de Bissau, foi apreendido na ilha espanhola de Canárias com mais de três toneladas de cocaína.
A informação foi confirmada à Lusa por fonte da Polícia Judiciária guineense, que explicou que a organização colaborou com diversas agências internacionais de combate ao narcotráfico para o "sucesso" desta operação realizada no passado dia 04.
"A PJ deu todo o apoio necessário para o sucesso da operação", afirmou a fonte, que prometeu "mais pormenores" conforme as informações sejam disponibilizadas pelas agências internacionais.
Na sua página na internet, o Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos, com sede em Lisboa, informa que a apreensão deu-se num navio, de bandeira da Tanzânia, carregado com 3.281 quilogramas de cocaína. As 10 pessoas que se encontravam a bordo do navio foram detidas e apresentadas à justiça espanhola.
-------
Turquia responde à apreensão de 4 toneladas de cocaína em navio perto das Ilhas Canárias
O navio seguiu uma rota complexa e “navios fantasmas” foram envolvidos para evitar a detecção, disse o Ministério do Interior.
O Ministério do Interior emitiu uma declaração sobre a apreensão de quatro toneladas de cocaína a bordo do navio RAS, de bandeira da Tanzânia, que foi interceptado nas Ilhas Canárias por autoridades espanholas e francesas em 4 de outubro. A operação resultou na prisão de 10 indivíduos, incluindo sete cidadãos turcos, dois azerbaijanos e um cidadão holandês.
Em uma publicação nas redes sociais, o ministério confirmou que o carregamento de drogas havia sido transferido para o RAS enquanto estava no Oceano Atlântico. De acordo com a declaração, a cocaína era originária da América do Sul e foi carregada no RAS por "navios fantasmas", que são embarcações que operam sem sinais AIS para evitar a detecção, perto da Guiné ou da Mauritânia. As drogas eram então destinadas à distribuição na Europa.
Rota do navio
O RAS partiu de Zeytinburnu, Istambul, em 28 de julho, após estar sob observação desde 19 de julho, de acordo com o ministério. Os movimentos do navio foram monitorados de perto como parte da cooperação contínua entre o Departamento Antidrogas da Turquia e a Polícia de Narcóticos da Espanha.
O navio seguiu uma rota complexa, fazendo uma breve parada em Casablanca, Marrocos, em 9 e 10 de agosto, antes de continuar em direção a Serra Leoa. Ele ancorou em Freetown de 21 de agosto a 11 de setembro, antes de seguir para o norte, para as águas entre Guiné e Guiné-Bissau, onde aguardou a liberação do porto de 13 a 20 de setembro. O navio então passou 21 horas no porto de Bissau em 21 de setembro antes de continuar sua jornada.
Depois de deixar Bissau, o próximo destino listado do navio foi Alexandria, Egito, com uma data de chegada estimada para 15 de outubro. No entanto, entre 23 e 29 de setembro, o navio fez manobras suspeitas, incluindo reduzir significativamente a velocidade nas costas da Guiné-Bissau e da Mauritânia. Foi finalmente interceptado em 4 de outubro por autoridades espanholas e francesas a nordeste das Ilhas Canárias, onde as drogas foram confiscadas.
O ministério enfatizou sua colaboração contínua com a aplicação da lei internacional para combater o tráfico de drogas. (VK)
Fontes:
https://sede.agenciatributaria.gob.es/Sede/notas-prensa/notas-prensa/2024/octubre/4/intervenido-aguas-noreste-canarias-carguero-cocaina.html
https://ns55dnred.fr/2024/10/05/iles-canaries-%F0%9F%87%AA%F0%9F%87%B8-nord-est-lanzarote-le-patrouilleur-%F0%9F%87%AB%F0%9F%87%B7-dpf-3-et-le-navire-petrel-du-sva-%F0%9F%87%AA%F0%9F%87%B8-ont-intercepte-le-cargo-ras-le/
https://bianet.org/haber/turkey-responds-to-4-ton-cocaine-seizure-on-ship-near-canary-islands-300564
https://www.transport-online.nl/61140/vier-ton-cocaine-bij-lanzarote-onderschept-nederlander-vast-video/