FONTE: Rádio Sol Mansi
A ministra em exercício da Saúde Pública, Maria Inácia Có Sanhá, suspende a formação de seis meses destinada aos 58 médicos que aguardam o processo de colocação. Os técnicos já estavam a receber o treinamento há sete semanas.
Segundo as mesmas fontes, a decisão de revogação do despacho número 62 do antigo ministro da Saúde Pública, Domingos Malú, foi anunciada num momento em que os técnicos em causa já estavam a receber a formação há um mês e duas semanas.
Os quase seis dezenas de médicos estavam a ser formados em matéria da Cirurgia Obstétrica, Ecografia e Anestesia, através do projeto de Saúde Materno Infantil, financiado pelo Banco Mundial, no quadro da redução da Mortalidade Materna Infantil.
A ministra que igualmente acumula as pastas da Mulher, Família e Solidariedade Social, avança a mesma fonte, já está a recrutar pessoas para ocupar o espaço dos técnicos que estavam avançados nas sessões de formação.
Questionado sobre o que estaria a acontecer, a fonte disse que a ideia é apenas suspender estes técnicos recém-formados e colocar outras pessoas nos seus lugares.
˝Nestes cursos, os técnicos deveriam ser pagos um valor simbólico para o transportes, mas que ainda não receberam algum tostão``, disse a mesma fonte.
A RSM continua a tentar contatar a ministra da Saúde sobre esta situação.