domingo, 21 de setembro de 2025

MADEM-G15 - COMUNICADO DA COMISSÃO PERMANENTE

COMUNICADO POLÍTICO

Teve lugar hoje, dia 21 de Setembro, uma importante reunião da Comissão Permanente do MADEM-G15, alargada às Comissões Políticas Regionais e das Organizações Sócio-politicas, presidida pelo camarada Braima Camará, Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática.

A reunião decorreu num ambiente de grande maturidade política e sentido de responsabilidade nacional, tendo escutado a comunicação central do Coordenador Nacional, que destacou pontos fundamentais para a vida interna do Partido e para o futuro do país:

A firme determinação do MADEM-G15 em responder positiva e concretamente à iniciativa de reconciliação desencadeada por Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló, membro fundador e líder incontornável da nossa família política;

O compromisso total e inequívoco do Coordenador Nacional com o processo de reconciliação, afirmando a sua determinação em caminhar lado a lado com o Presidente da República e apoiá-lo na sua candidatura ao 2.º mandato presidencial e na vitória robusta da nossa força política nas próximas eleições legislativas de 23 de Novembro;

A reafirmação de que a reconciliação em curso é um processo irreversível, fruto da visão estratégica e da clarividência política do Presidente da República, que visa unir, estabilizar e criar um novo ambiente político para a Guiné-Bissau;

A defesa de que este processo não comporta vencedores nem vencidos, mas sim a responsabilidade colectiva de salvar, proteger e reforçar o MADEM-G15, garantindo as condições para vitórias eleitorais sólidas e transformadoras;

A convicção de que o país e o MADEM-G15 têm o dever de apoiar e consolidar o projecto político de uma nova sociedade, liderado pelo Presidente da República, General Úmaro Sissoco Embaló.

No seguimento da comunicação do Coordenador Nacional, intervieram os representantes das Comissões Políticas Regionais e altos dirigentes do Partido, que no seu conjunto expressaram:

Solidariedade plena para com o Coordenador Nacional, camarada Braima Camará, pela sua corajosa e lúcida decisão de apoiar a grande e patriótica iniciativa de reconciliação liderada pelo Presidente da República;

A convicção de que a reconciliação não só salva e fortalece o MADEM-G15, como representa também uma oportunidade histórica para resgatar e consolidar a estabilidade nacional, merecendo por isso a confiança absoluta de todas as estruturas regionais;

O apoio total e incondicional ao General Candidato Úmaro Sissoco Embaló, para a conquista do seu segundo mandato, condição essencial para a continuidade da paz social e do progresso da Guiné-Bissau;

A certeza de que a união política em curso, no quadro da Plataforma Republicana, constitui uma vitória para todo o país, traduzida em unidade, estabilidade e coesão nacional;

A esperança clara e determinada de ver consolidada a aliança política entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro, como condição indispensável para vencer os desafios do presente e do futuro.

A reunião terminou com uma declaração final do camarada Braima Camará, Coordenador Nacional do MADEM-G15 e Primeiro-Ministro do Governo de Iniciativa Presidencial, que agradeceu a inequívoca manifestação de apoio à sua liderança e, sobretudo, a clara e unânime posição das estruturas do Partido em torno do General Candidato Úmaro Sissoco Embaló, reforçando assim a caminhada conjunta para uma vitória decisiva nas eleições presidenciais e legislativas de Novembro

A reunião terminou com as seguintes recomendações:

1. Integrar de imediato à Plataforma Republicana - NÓ KUMPU GUINÉ";

2. Doravante a inexistência de alas Braima Camará e Satu Camará, de acordo com a superior orientação do Presidente da República, existindo somente um MADEM-G15 integrado na Plataforma Republicana Nó kumpu Guine;

3. Orientar todos os militantes, simpatizantes e estruturas de base do MADEM-G15 de que devem, a partir desta data, trabalhar, mobilizar e organizar-se politicamente sob o símbolo da Plataforma Republicana Nô Kumpu Guiné (PRNKG), no quadro da aliança estratégica estabelecida.

Bissau, 21 de  Setembro de 2025

A Comissão Permanente

sábado, 20 de setembro de 2025

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Domingos Simões Pereira chega amanhã a Bissau. AAS

PAIGC - Nota de falecimento de Camarada Nharebat Intchasso


É
com grande pesar que o PAIGC comunica o falecimento hoje, 17 de setembro, em Portugal, da camarada Nharebat Intchasso, Ex-aluna de Escola Piloto, Combatente de Liberdade da Pátria e dirigente do partido.

Titular de uma carreira exemplar no PAIGC e na administração pública guineense, soube agregar com êxito a ação política à emancipação da mulher guineense.
Neste momento de grande consternação, o PAIGC manifesta à família e aos camaradas as mais sentidas condolências. Que a sua alma repouse em paz.

ELEIÇÕES: SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA EXIGE DOCUMENTAÇÃO DO CONGRESSO DE 2022 E DÁ NOVO RUMO À DISPUTA ENTRE FERNANDO DIAS E FÉLIX NANDUNGUÊ

FONTE: RSM

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) emitiu um despacho decisivo que pode representar um ponto de viragem nas prolongadas disputas internas do Partido da Renovação Social (PRS). No Despacho nº 01/2025, o STJ ordena à direção do partido a apresentação do certidão de anotação do último congresso ordinário, realizado em 2022, no qual Alberto Nambeia, então presidente, foi eleito antes de seu falecimento.
A decisão surge na sequência da comunicação da coligação "Plataforma Republicana Nô Kumpu Guiné" sobre a sua participação nas eleições simultâneas agendadas para 23 de novembro.
Após a morte de Nambeia, a liderança do partido foi assumida por Fernando Dias, por decisão do Conselho Nacional. No entanto, a legitimidade de Dias tem sido duramente contestada por uma ala opositora, que organizou um congresso extraordinário, a revelia, elegendo Félix Nandunguê como novo líder.
Com o despacho do STJ, os contornos da disputa interna ganham novo peso jurídico e político, podendo finalmente determinar quem é o líder legítimo do PRS, atualmente a terceira força política no parlamento dissolvido por Umaro Sissoco Embaló.
Segundo fontes jurídicas, a ordem do Supremo pode ser vista como um passo fundamental para encerrar a luta interna pelo poder no seio do PRS.
A fonte avança ainda que anotação oficial do congresso ordinário poderá servir como critério legal para validar a liderança atual e pôr fim às disputas.
Além do PRS, o STJ exige da coligação "Plataforma Republicana Nô Kumpu Guiné" a apresentação da bandeira (versão colorida) da coligação, do plano de distribuição de mandatos, das resoluções finais do último congresso do partido Luz da Guiné-Bissau e da lista dos órgãos competentes desse partido.
O despacho não menciona o partido MADEM-G15, também integrante da coligação. Atualmente liderado por Adja Satu Camará, o partido realizou o último congresso ordinário em 2022, vencido por Braima Camará, que mais tarde foi afastado num congresso extraordinário, situação semelhante à do PRS.
Essas exigências do STJ surgem num contexto de forte instabilidade política, com o parlamento dissolvido e eleições iminentes. A definição da liderança partidária e o cumprimento das normas legais serão cruciais para a validação da coligação e das candidaturas para o pleito de novembro.

MADEM-G15 - COMUNICADO DA COMISSÃO PERMANENTE

COMUNICADO POLÍTICO Teve lugar hoje, dia 21 de Setembro, uma importante reunião da Comissão Permanente do MADEM-G15, alargada às Comissões P...