sábado, 29 de novembro de 2025

CEDEAO adia chegada a Bissau em dia marcado por novos ataques armados

FONTE: RFI

A delegação da CEDEAO, cuja chegada a Bissau estava prevista para hoje, adiou a deslocação para segunda-feira. O anúncio surge no mesmo dia em que a capital guineense voltou a viver momentos de tensão, este sábado, 29 de Novembro, após ataques de homens armados às sedes dos partidos PAIGC e PRS.


A delegação da CEDEAO, que deveria chegar hoje a Bissau, adiou a sua deslocação para segunda-feira, 1 de Dezembro. O país aguarda a chegada da missão de alto nível ao país, composta pelos Presidentes do Senegal, Cabo Verde e Serra Leoa e Togo, para encontrarem uma solução para a crise política que se vive no país.


O anúncio surge no mesmo dia em que a capital guineense voltou a viver momentos de tensão, após ataques de homens armados às sedes dos partidos PAIGC e PRS.


De acordo com o relato da enviada especial da RFI a Bissau, uma dezena de militares permanecia posicionada em torno da sede do PAIGC, situada nas proximidades do Palácio Presidencial, onde a junta militar investiu esta sexta-feira o novo primeiro-ministro, Ilídio Té Vieira, director de campanha da coligação No Kumpu Guiné, que apoiou a candidatura do presidente deposto, Umaro Sissoco Embaló.


Segundo responsáveis do partido, homens armados invadiram as instalações pela manhã, expulsaram todas as pessoas presentes e vandalizaram vários espaços. O porta-voz do PAIGC, Muniro Conté, afirma que os quadros do partido estão “sob pressão” e denuncia a existência de um plano para introduzir material militar na sede, com o objetivo de fabricar falsas acusações.


A norte da capital, no bairro de Hafia, a sede do PRS foi igualmente alvo de ataques. A Liga dos Direitos Humanos confirmou o incidente e informou que gás lacrimogéneo foi lançado contra o edifício, obrigando à fuga de todos os que se encontravam no interior e arredores.


Um terceiro local foi também visado: o espaço de campanha do candidato Fernando Dias, apoiado pelo PAIGC. Enquanto o candidato continua escondido, o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, permanece detido nas instalações do Ministério do Interior.


Repressão de manifestantes e clima de incerteza


O presidente da Liga dos Direitos Humanos, Bubacar Turé, relata que cerca de uma dezena de jovens que tentaram manifestar-se em Bissau foi detida de forma violenta. Até ao momento, não há informações sobre o paradeiro dos detidos.

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue   Online em   👉   BWinners Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente 💰 ? 15...