O Primeiro-Ministro da República da Guiné-Bissau, Sua Excelência Braima Camará, endereçou uma mensagem de felicitação ao seu homólogo da República de Cabo Verde, Sua Excelência José Ulisses Correia e Silva, pela brilhante e histórica qualificação da Seleç ão Nacional de Futebol de Cabo Verde para o próximo Campeonato do Mundo.
Na sua mensagem, o Chefe do Governo guineense expressa a sua “enorme satisfação e profundo sentimento de fraternidade” por um feito que, segundo sublinha, “constitui motivo de orgulho não apenas para o povo cabo-verdiano, mas também para todos os países de língua portuguesa e para o continente africano em geral, sendo um feito que comungamos juntamente com Sua Excelência Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças de Defesa e Segurança com o povo irmão cabo-verdiano".
Braima Camará destacou ainda que a qualificação representa “um símbolo de talento, perseverança e espírito de unidade do povo cabo-verdiano”, acrescentando que a Guiné-Bissau “celebra com alegria esta conquista memorável, que reforça os laços de amizade, solidariedade e cooperação entre as duas nações”.
O Primeiro-Ministro concluiu reafirmando que “esta vitória desportiva deve servir de inspiração às novas gerações e à consolidação de uma África cada vez mais forte e afirmada no cenário internacional”.
A Seleção Nacional de Futebol de Cabo Verde alcança, assim, um marco histórico ao garantir a sua presença entre as equipas que disputarão o próximo Campeonato Mundial de Futebol, um feito que projeta o nome do país e da Lusofonia no mais alto patamar do desporto mundial.