Sob os auspícios de Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro, Braima Camará, realizou-se uma reunião entre os Ministros setoriais do Executivo e os Sindicatos reunidos na Frente Social, com o objetivo de analisar o pré-aviso de greve apresentado ao Governo.
Após amplas discussões, conduzidas num ambiente de abertura, franqueza e espírito construtivo, as partes alcançaram os seguintes entendimentos:
1. O Governo compromete-se a efetuar o pagamento dos salários em atraso, garantindo, de imediato, um adiantamento substancial.
2. Será criada, com caráter de urgência, uma Comissão Negocial Permanente, encarregada de acompanhar em tempo útil todas as questões ainda pendentes.
3. Os Sindicatos, representados pela Frente Social, manifestaram ao Governo, através do Senhor Primeiro-Ministro, a decisão de suspender, em gesto de boa-fé e elevado sentido de responsabilidade, o pré-aviso de greve anteriormente apresentado.
Este entendimento traduz um compromisso comum de privilegiar o diálogo social como instrumento fundamental para a preservação da paz social e da estabilidade laboral na Guiné-Bissau.
No final da reunião, Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro, Braima Camará, proferiu uma declaração sublinhando que “o Governo defende um diálogo inclusivo, transparente e sério, como condição indispensável para alcançar soluções equilibradas e justas”.
Dirigindo-se aos representantes sindicais, acrescentou ainda: “Estão perante um Primeiro-Ministro de terreno, sempre disponível para dialogar convosco. Peço aos sindicatos o benefício da dúvida, porque, hoje, sob as orientações superiores de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, existem mais do que nunca condições para encontrarmos as soluções mais justas e possíveis para os trabalhadores e para o país”.