quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CNE publica posicionamento no boletim de voto

FONTE: RFI

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau realizou esta terça-feira, na sua sede, em Bissau, dois sorteios para o posicionamento no boletim de voto dos partidos e da coligação que concorrem às eleições legislativas e também dos candidatos presidenciais.

No sorteio para os candidatos às eleições presidenciais, José Mário Vaz, antigo chefe de Estado guineense, o primeiro a cumprir integralmente o seu mandato, consta na primeira posição no boletim de voto e o Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló na décima primeira.


Os nomes como Fernando Dias da Costa, candidato independente, o Presidente de uma das alas da Direcção do PRS consta na quarta posição, João Bernardo Vieira dissidente do PAIGC na posição número sete, Bacido Djá, antigo Primeiro-ministro figura na décima posição e no décimo segundo lugar está outro independente, Siga Baista, ex-deputado do PRS e que constava da lista dos Deputados da Coligação PAI "Terra Ranka".


Nas restantes posições no beletim de voto dos canditdaos às eleições presidenciais de 23 de Novembro, constam nomes menos conhecidos da política guineense.


No que refere ao boletim de voto para as eleições legislativas, a única Coligação nesta corrida de 23 de Novembro, a Plataforma Republicana "Nô Kumpu Guiné" que apoia a candidatura de Umaro Sissoco Embaló figura na posição número 9, partidos como FREPASNA de Baciro Djá na posição número 2, o PUSD consta no lugar número 1 e a histórica formação política FLING figura na oitava posição no boletim.


Fora do sorteio e, por inerência, dos boletins de voto tanto nas legislativas como nas presidenciais, ficaram a Coligações API "Cabaz Garandi" e o PAI "Terra Ranka" e o seu candidato às presidenciais, Domingos Simões Pereira. E isto por terem sido excluídos pelo Supremo Tribunal de Justiça.


Estes sorteios acontecem no dia em que, as duas Coligações PAI "Terra Ranka" e API "Cabaz Garandi" subscreveram uma carta aberta dirigidas aos Juízes Conselheiros da corte suprema da justiça guineense, onde a acusam de agir de má-fé e de cumprir a agenda política de alguém.


Num longo texto, o PAI "Terra Ranka" e a API "Cabaz Garandi" acusaram o Supremo Tribunal de Justiça de adoptar uma atitude de denegação de justiça e um tratamento discriminatório.


Antes dos sorteios, a CNE conferiu posse aos membros não permanentes daquela instituição e que são mandatários dos partidos, da coligação eleitoral e dos candidatos às presidencais do escrutínio de novembro próximo.


Na cerimónia foi visivel a ausência dos mandatários do candidato independente Siga Batista e do Partido da Liberdade Social. Ao todo são doze candidatos a disputarem as presidenciais. Enquanto para as eleições legislativas concorrem treze partidos políticos e uma coligação eleitoral, ambos os escrutínios decorrem a 23 de novembro na Guiné-Bissau.

CNE publica posicionamento no boletim de voto

FONTE: RFI A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau realizou esta terça-feira, na sua sede, em Bissau, dois sorteios para o posicio...