terça-feira, 30 de setembro de 2025

Presidente da República Umaro Sissoco Embaló em declarações à imprensa no regresso de Roma, Itália

 


PRIMEIRO-MINISTRO RECEBEU O EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA



DECLARAÇÕES À IMPRENSA DO EMBAIXADOR FEDERICO BIANCHI:



Sua Excelência, o Senhor Primeiro-Ministro Braima Camará, recebeu hoje em audiência o Embaixador Federico Bianchi, Chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, acompanhado pelo seu Diretor de Programas.

O Primeiro-Ministro agradeceu a pronta resposta do Embaixador ao convite formulado e sublinhou que o encontro “servirá para maximizar as relações que mantemos com a União Europeia enquanto parceiro estratégico da Guiné-Bissau”.

O Chefe do Governo destacou ainda que “urge, a cada oportunidade, aproveitarmos as portas abertas por Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló, para transformarmos as nossas ideias e perspectivas de desenvolvimento em ação”.


Participaram do encontro o Director do Gabinete do Primeiro-Ministro, Dauda Sau; os Conselheiros Oscar Barbosa, Mamadu Badji, Saliu Barri e Lígia Monteiro Dias.


Acrescentou que, “mesmo em vésperas de eleições, podemos e devemos analisar o estado dos diferentes projetos financiados pela União Europeia, criar novas condições para a sua aceleração ou, de forma conjunta e responsável, encontrar estratégias que nos permitam contornar as dificuldades. Apesar do pouco tempo de vida deste Executivo, subsiste sempre a continuidade do Estado, pelo que nada nos impede de prosseguir o nosso trabalho”.

Por sua vez, o Embaixador Federico Bianchi reafirmou que a União Europeia é um parceiro estratégico e disponível para apoiar o desenvolvimento da Guiné-Bissau, destacando uma parceria vasta e diversificada, nomeadamente:

No setor das pescas, onde, para além do que já está em curso, decorre o projeto de certificação dos produtos pesqueiros, atualmente realizado em Dakar (Senegal);

No domínio das infraestruturas, com o futuro arranque do projeto de construção da estrada Safim–M’Pack, em parceria com o Banco Europeu de Investimento;

No apoio à Sociedade Civil, em estreita ligação com o processo eleitoral legislativo e presidencial;

Na implementação de projetos de energia solar.

O Primeiro-Ministro informou que o ano económico dos projetos termina a 31 de dezembro, e que, caso os recursos não sejam utilizados, retornam à sua origem. Por isso, manifestou interesse em conhecer os meios disponíveis que possam ser reprogramados para outras ações prioritárias.

Entre as preocupações levantadas pelo Chefe do Governo, destacou-se a necessidade de travar o desordenado abate de árvores verificado nos últimos anos. Para isso, defendeu a implementação de um programa nacional de rearborização em todas as regiões do país, mobilizando sobretudo a juventude.

Sua Excelência, o Senhor Primeiro-Ministro, sublinhou igualmente que uma das maiores preocupações de Sua Excelência o Senhor Presidente da República é o controlo e a fiscalização da Zona Económica Exclusiva, tendo apelado ao Embaixador da União Europeia para o reforço de ações nesse domínio, bem como para a certificação dos produtos haliêuticos e agrícolas da Guiné-Bissau.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

OCTÁVIO LOPES: "Vamos participar das eleições"

 


𝗖𝗼𝗻𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗜𝗺𝗽𝗿𝗲𝗻𝘀𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗹𝗲𝗰𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗱𝘃𝗼𝗴𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗹𝗶𝗴𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗣𝗔𝗜-𝗧𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗥𝗮𝗻𝗸𝗮

Ver vídeo 👉 AQUI

E solidariza-se com a coligação API CABAS GARANDI:




Presidente da República em Roma, recebido pela Primeira-Ministra Giorgia Meloni, pelo Papa Leão XIV, pelo Director da FIDA e pelo Director-Geral da FAO

Com a Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni

 


Com Sua Santidade o Papa Leão XIV no Vaticano


Com o Director-Geral da FAO




Com o Director da FIDA





O Primeiro-Ministro recebeu hoje a Seleção Nacional de Sub-17, que vai participar num torneio internacional no Mali

O Primeiro-Ministro Braima Camará fez um pequeno discurso:


Foto-família com a equipa técnica e o seleccionado nacional


Em nome do Presidente da República, o Chefe do Governo saudou a delegação e expressou a expectativa de que a equipa nacional honre e dignifique o país.

O Primeiro-Ministro, Braima Camará, encorajou os jovens atletas a manterem a humildade e a praticarem o fair-play, de forma a que o nome da Guiné-Bissau continue a ser respeitado e admirado no cenário internacional.

O Chefe do Governo recordou ainda que os jovens devem inspirar-se nos exemplos de grandes jogadores guineenses, como Ansu Fati, Quenda, Adão, Nhabola, entre tantos outros.

A encerrar, o Primeiro-Ministro despediu-se desejando à Seleção Nacional de Sub-17 muito sucesso e êxitos na competição.

PRIMEIRO-MINISTRO RECEBEU EM AUDIÊNCIA A MISSÃO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro, Braima Camará, acompanhado por Sua Excelência o Senhor Ministro das Finanças, Dr. Ilídio Vieira Té, e por membros do seu Gabinete, recebeu em audiência a Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que se encontra no país para proceder à avaliação dos objetivos fixados pela última missão de acompanhamento.

Na sua intervenção, o Chefe da Missão do FMI, Niko Obdari, destacou essencialmente dois pontos centrais:

1. Política fiscal, sublinhando a necessidade de maior contenção orçamental, face ao elevado volume de despesas registado em obras públicas, processos eleitorais e segurança.

2. Recapitalização do Banco da África Ocidental (BAO), manifestando preocupação com a lentidão do processo e recomendando esforços adicionais para garantir a estabilidade financeira da instituição.

O FMI reconheceu que, no essencial, o Programa em curso segue uma trajetória positiva, mas reiterou a necessidade de alguns ajustes para assegurar a redução do défice orçamental.

Em resposta, Sua Excelência o Primeiro-Ministro assegurou ter tomado boa nota das observações apresentadas e declarou que, sob as superiores orientações de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, o Governo irá impor uma gestão mais rigorosa e disciplinada.

Contudo, o Chefe do Executivo sublinhou perante a Missão do FMI que a política de contenção de despesas não poderia ser aplicada de forma estrita nos setores da Educação e da Saúde, considerados nucleares para o Governo. Justificou esta posição com as pressões legítimas dos sindicatos e com a necessidade de responder a situações imprevistas, nomeadamente crises sanitárias como surtos de cólera ou pandemias, que exigem despesas adicionais não previstas no orçamento.

Relativamente ao Banco da África Ocidental (BAO), o Primeiro-Ministro reafirmou que o dossiê constitui uma prioridade para o Executivo e garantiu que todos os esforços serão envidados, sob a orientação do Presidente da República, para alcançar uma solução duradoura e sustentável.

PRIMEIRO-MINISTRO, BRAIMA CAMARÁ, RECEBEU A REPRESENTANTE RESIDENTE DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS


A Representante residente do Sistema das Nações Unidas, Sra. Geniviève Boutin, teve hoje uma audiência com o Sr. Primeiro-Ministro, Braima Camará. No final, prestou declarações à imprensa.
Ver vídeo:



domingo, 28 de setembro de 2025

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue Online em 👉 BWinners

Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente



💰? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT 💰!   Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionantes jogos de futebol 👉 AQUI. Não perca esta oportunidade fantástica — aproveite agora! Prepare-se para uma chance de desfrutar de uma riqueza de 💰

AGORA, DEPÓSITOS RÁPIDOS E FÁCEIS COM ORANGE MONEY:

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue   Online em   👉   BWinners Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente 💰 ? 15...