domingo, 17 de agosto de 2025

𝐀𝐅𝐀𝐅𝐂 𝐂𝐄𝐋𝐄𝐁𝐑𝐀 𝐅𝐀𝐑𝐈𝐌 𝐄 𝐇𝐎𝐌𝐄𝐍𝐀𝐆𝐄𝐈𝐀 𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐋𝐆𝐃𝐇

FONTE: AFAFC

No âmbito da sua Gala Anual, realizada na passada sexta-feira, 15 de agosto de 2025, em Lisboa, sob o lema “ Celebrar Farim”, a Associação dos Filhos e Amigos de Farim – AFAFC prestou homenagem ao Presidente da LGDH, Bubacar Turé pelo seu notável contributo na defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau, em particular pela estreita e profícua colaboração com a AFAFC na promoção da igualdade de género e na luta pela erradicação da Mutilação Genital Feminina. 

A cerimónia também distinguiu várias personalidades, reuniu cerca de uma centena de participantes, entre os quais representantes da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, da Câmara Municipal de Sintra, de associações da diáspora guineense, bem como distintos filhos de Farim. Entre as presenças de destaque, sublinhou-se a do Engº Domingos Simões Pereira, Presidente da Assembleia Nacional Popular. 

Na sua intervenção, Bubacar Turé expressou profunda gratidão pela distinção recebida, reiterando o seu compromisso em continuar a lutar pela defesa da liberdade, da democracia e do Estado de direito na Guiné-Bissau. Sublinhou ainda que, num momento em que o país enfrenta graves desafios no domínio do respeito pelos direitos humanos e em que muitos desistem face aos riscos elevados dessa luta, esta homenagem representa um poderoso estímulo para prosseguir na defesa intransigente da dignidade da pessoa humana.

A AFAFC tem por objetivo fortalecer a cooperação entre as comunidades de Farim, promover o desenvolvimento sociocultural e comunitário, valorizar as raízes históricas e culturais e empoderar a juventude. Para além disso, a associação trabalha na construção de soluções inclusivas e sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades, promovendo uma cidadania ativa e assegurando a  preservação da memória coletiva de Farim.

EXPULSÃO RDP/RTP E LUSA - Comissão Europeia condena "restrição lamentável" da liberdade de expressão na Guiné-Bissau

FONTE: LUSA A decisão da Guiné-Bissau de expulsar vários meios de comunicação internacionais é uma restrição lamentável à liberdade de expre...