sábado, 19 de julho de 2025

Mensagem do Braima Camará, Coordenador Nacional do MADEM-G15 por ocasião da Cimeira da CPLP

A assunção da Presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pela Guiné-Bissau e por Vossa Excelência, General Úmaro Sissoco Embaló, presidente da República da Guiné-Bissau, representa um momento de prestígio e responsabilidade para o nosso país e para todos os guineenses. Saúdo este marco com orgulho patriótico, reconhecendo nele uma oportunidade para afirmar o lugar da Guiné-Bissau no seio das nações que promovem a cooperação, o diálogo e o desenvolvimento sustentável.

A centralidade atribuída ao tema da soberania alimentar nesta Cimeira é, a meu ver, um sinal claro de que o futuro da nossa Nação está intrinsecamente ligado à valorização dos nossos recursos, à proteção da nossa terra e ao fortalecimento das capacidades produtivas do nosso povo. A segurança alimentar é hoje um imperativo de soberania, dignidade e paz social.

Neste contexto, reafirmo o meu compromisso firme e inabalável com o futuro da Guiné-Bissau, e com a construção de uma agenda política assente na responsabilidade, na inclusão e na reconciliação. O MADEM-G15, enquanto força política patriótica, está consciente dos grandes desafios que se avizinham, e é neste espírito que continuamos a trabalhar para a sua união e coesão, num momento crucial que antecede as eleições presidenciais e legislativas.

A reconciliação da família guineense representa, neste quadro, um novo sinal de maturidade e uma oportunidade renovada para que o Chefe de Estado continue a promover a reconciliação entre os guineenses, a estabilidade institucional e a coesão nacional.

O futuro exige de todos nós coragem, espírito de unidade e sentido de Estado. A Guiné-Bissau precisa de estabilidade, instituições fortes e lideranças capazes de colocar os interesses do país acima das disputas pessoais. É esse o caminho que me proponho a seguir — com humildade, mas também com determinação.

Desejo que esta Presidência da CPLP seja aproveitada com inteligência estratégica, para abrir portas, criar parcerias e mobilizar os recursos necessários ao nosso desenvolvimento sustentável.

A Guiné-Bissau tem pela frente uma oportunidade única. Ao assumir a presidência da CPLP, está sob os olhos da comunidade internacional. Pode, se quiser, transformar esta visibilidade em alavanca de reformas internas.

Chegou o momento de fazer convergir a diplomacia com a Constituição, e o prestígio internacional com o retorno pleno à legitimidade constitucional.


Juntos, com coragem e visão, construiremos uma Guiné-Bissau mais próspera, mais justa e mais respeitada.

Viva a Guiné-Bissau! Viva a CPLP! Viva o povo guineense!

Lisboa, 18 de Julho de 2025

Braima Camará
Coordenador Nacional do MADEM-G15

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue   Online em   👉  BWinn ers 💰 ? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT  💰 !   ⚽  Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionan...