sexta-feira, 27 de junho de 2025

EXCLUSIVO DsC - O AVIÃO DA DROGA - A INSPECÇÃO REALIZADA AO AVIÃO GULFSTREAM REVELA AS ANOMALIAS E O REAL VALOR DO AVIÃO HOJE - NADA! QUASE SUCATA...

 


INSPECÇÃO AVIÃO GULFSTREAM


Realizada no Aeroporto Militar de Bissau em 12/05/2025 


Confidencial Externo 


Motores de área (2x OH necessários) Responsabilidade do motor de aluguel OH 

Revisão de APU Revisão do trem de pousoInspeção de fuselagem principal

Reparos pré-balsa e custo da balsa

Conformidade e registro da EASAPPI e boroscópio (antes da compra)

Outros itens de serviço (freios, rodas, etc.) 


Total de manutenção/ajustes de custos devidos: −$7.354.000


Cálculo do valor residual 


* Valor inicial de mercado: US$ 3.500.000

* Total de passivos conhecidos: −$7.354.000

* Valor patrimonial líquido (teórico): −$ 3.854.000


Interpretação de mercado e preço de venda prático


Dado que o custo para colocar a aeronave em condições de aeronavegabilidade excede o seu valor máximo de mercado, esta aeronave detém efetivamente uma posição patrimonial negativa.


Na prática, essas aeronaves são frequentemente vendidas pelo seu valor parcial ou de sucata, especialmente se os motores e os componentes principais não estiverem funcionais ou em conformidade.


No entanto, como os motores fazem parte de um programa de garantia da JSSI, pode haver algum valor retido se o comprador puder negociar com a JSSI e recuperar as reservas de garantia – o que pode impactar significativamente os termos do negócio. 


Faixa de preço de venda realista


Levando em consideração o acima e assumindo que o comprador deve pagar pela maior parte da restauração e não pode transferir todos os benefícios do JSSI ou usar o motor de aluguel existente a longo prazo:


Faixa de preço de venda provável no estado em que se encontra: $ 250.000 - $ 400.000


Esta faixa reflete:


O valor das peças da fuselagem, Potencial de OH do motor coberto pelo JSSI (mas dependente de liquidação), má condição estética e de manutenção, custo de balsa e manutenção adiada riscos.


Resumo• Preço de venda estimado (no estado em que se encontra, mercado de junho de 2024): US$ 250 mil a US$ 600 mil.


Valor atual de mercado em condições de aeronavegabilidade: US$ 3,0 milhões a US$ 4,2 milhões.


Estimativa de custo de restauração: US$ 7,3 milhões + Justificativa de investimento: válida somente se a cobertura JSSI e a transferência de propriedade forem confirmadas e financeiramente vantajosas.


Inspeção Visual Geral âmbito do trabalho


Preâmbulo


A inspeção visual foi realizada no Aeroporto Militar de Bissau, no exterior, num campo de terra batida muito quente e bastante poeirento, mas com boas condições de luminosidade. As coberturas da entrada de ar e do escape do motor esquerdo não estavam colocadas.


Foram colocadas coberturas locais nos compartimentos do trem de aterragem, nas portas estáticas, no tubo de Pitot e nas sondas de temperatura. Isto requer uma inspeção com boroscópio durante a PPI (Pre-Purchase Inspection).


Na parte logística, foi disponibilizado um pequeno escadote e uma escada hidráulica de passageiros para efetuar as inspecções das zonas superiores. Esta inspeção é apenas visual, não havendo qualquer remoção que exija competências ou qualificações de manutenção para esta aeronave.


O objetivo é simplesmente fazer um inventário dos documentos disponíveis, do estado geral da aeronave e do seu equipamento de segurança, a fim de decidir passar ao PPI. Nesta fase, o motor ESN 16121 direito foi retirado em agosto de 2024 para a OH e foi substituído por um motor ES18192 alugado pertencente à oficina de motores Standard Aero.


Este motor tem apenas 133 FH desde OH (Fresh OH). O motor ESN 16121 faz parte do avião e ainda se encontra nas oficinas da Standard Aero, mas os trabalhos de OH foram suspensos devido à apreensão.


O motor ESN 16436 instalado no lado LH também precisa de ser revisto. Estes dois motores, ESN16121 e 16436, faziam parte de um programa de garantia com a JSSI e estão, portanto, cobertos pelas reservas de OH.


Isto também se aplica em caso de mudança de propriedade, desde que a mudança seja legal internacionalmente, e a dívida pendente do proprietário anterior e o custo da mudança de propriedade tenham sido pagos à JSSI para recuperar a garantia.


Quanto à documentação e manutenção contínua, sem quaisquer dados adicionais, será necessária uma grande inspeção da fuselagem por uma oficina de manutenção para colocar tudo em ordem. Quanto ao novo registro da aeronave, este será escolhido em função da necessidade do proprietário em utilizar a aeronave.