Eleições para o cargo do Presidente e Vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça ocorrerá após vários episódios, desde a renúncia de José Pedro Sambu, alegadamente motivada pela ocupação militar a corte suprema guineense, na qual Lima André assumira interinamente a presidência que também, recentemente, por meio de uma alegada carta tenha pedido a jubilação.
Ao Programa Debate Nacional da Rádio Capital FM, de último fim de semana, o jurista Luís Vaz Martins denuncia que “os juízes do Supremo Tribunal de Justiça estarão a receber subornos de dois milhões e quinhentos Francos CFA, para votar num candidato” à liderança daquela instância judicial.
Luís Vaz Martins revelou no programa Debate Nacional, da CFM, a existência de um recurso que, sem o seu desfecho, as eleições não devem ter lugar no Supremo Tribunal de Justiça.
“Concordo com Sissoco, que identificou cedo de que no poder judicial estão lá bandidos e bandidas, acabou por mostra que ele soube utilizar as pessoas que nunca deveriam parar no poder Judicial”, descreveu o jurista, adiantado que há suborno de dois milhões e quinhentos francos CFA, que cada delegado, de acordo com Vaz Martins “deve fotografar boletins de voto”.
O professor universitário Beto Infanda, também painelista de debate da Rádio Capital FM, é de opinião que, “pela forma como o processo das eleições tem sido conduzido, no Supremo Tribunal de Justiça, poderá desencadear em conflito”.
“Tudo o que iniciou mal, não se pode esperar que tenha bom resultado. Acompanhamos desde primeiros momentos, onde o presidente não altura foi retirado pela força”, recordou o docente que alerta para “conflito “ caso persista a tendência no Supremo Tribunal de Justiça.
Infanda falou ainda de "negociata" no Supremo Tribunal de Justiça, situação que disse no debate da Rádio Capital FM, ter o único propósito “manter o regime no poder “.
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Eleições no STJ: Denunciado suborno de dois milhões e quinhentos de franco CFA
As eleições no Supremo Tribunal de Justiça deverão acontecer no dia 16 de maio, tendo dois candidatos à liderança da corte suprema guineense, nomeadamente Arafam Mané e Aimadu Sauané.
Seja um Vencedor. Aposta e Ganha
Jogue Online em 👉 BWinn ers 💰 ? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT 💰 ! ⚽ Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionan...

-
FOTOS (C) DsC/2024 Os americanos têm todas as informações sobre os responsáveis
-
ESTA É A AERONAVE RETIDA Uma aeronave com base no México e proveniente da Venezuela, com uma "quantidade incalculável" de droga, e...