Uma acusação do grande júri federal revelada hoje acusa os arguidos de conspirar para distribuir grandes quantidades de cocaína pela Colômbia, Venezuela, México, Bahamas e Guiné-Bissau utilizando um avião registado nos EUA, com um cidadão norte-americano a bordo, de novembro de 2023 a setembro de 2024. Também os acusa de distribuir cocaína nesses países utilizando um avião com um cidadão norte-americano a bordo.
Em setembro de 2024, as autoridades policiais detiveram os arguidos na Guiné-Bissau e apreenderam 2,6 toneladas métricas de cocaína. Devido à forte e contínua colaboração entre o Governo da República da Guiné-Bissau, a Polícia Judiciária, a Agência Anti-Droga dos EUA (DEA), o FBI WFO, o Gabinete de Assuntos Internacionais do Departamento de Justiça dos EUA e a Embaixada dos EUA no Senegal e na Guiné-Bissau, a República da Guiné-Bissau entregou os quatro alegados afiliados do cartel de droga às autoridades norte-americanas no dia 16 de Abril. Os arguidos fizeram hoje as suas primeiras aparições em tribunal perante o Juiz Magistrado dos EUA Patrick Hunt, no Distrito Sul da Flórida.
Se forem condenados, podem enfrentar entre 10 anos e prisão perpétua numa prisão federal.
O procurador dos EUA Hayden P. O'Byrne para o Distrito Sul da Flórida, a agente especial encarregada Deanne Reuter para a Divisão de Campo da DEA em Miami e o agente especial encarregada Sean Ryan do Escritório de Campo do FBI em Washington fizeram o anúncio.
A DEA Miami e o FBI Washington Field Office estão a investigar este caso. O Serviço de Delegados dos EUA auxiliou na rendição. O procurador-adjunto dos EUA, James Ustynoski, está a tratar do caso.
Este esforço faz parte de uma operação da Força-Tarefa de Repressão de Drogas do Crime Organizado (OCDETF). O OCDETF identifica, interrompe e desmantela as organizações criminosas de mais alto nível que ameaçam os Estados Unidos, utilizando uma abordagem multiagências, liderada pelos procuradores e orientada pela inteligência. Informações adicionais sobre o Programa OCDETF podem ser consultadas em https://www.justice.gov/ocdetf.
Este assunto também faz parte da Operação Take Back America, uma iniciativa nacional que reúne todos os recursos do Departamento de Justiça para repelir a invasão da imigração ilegal, alcançar a eliminação total dos cartéis e organizações criminosas transnacionais (TCOs) e proteger as nossas comunidades dos perpetradores de crimes violentos. A Operação Take Back America otimiza os esforços e os recursos das Forças-Tarefa de Repressão de Drogas e Crime Organizado (OCDETFs) e do Projeto Bairro Seguro (PSN) do Departamento.
Uma acusação é meramente uma alegação, e os arguidos são inocentes, a menos que sejam provados culpados num tribunal.
Pode encontrar uma cópia deste comunicado de imprensa (e quaisquer atualizações) no site do Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Flórida em www.usdoj.gov/usao/fls.
Os documentos e informações judiciais relacionados podem ser encontrados no site do Tribunal Distrital do Distrito Sul da Flórida em www.flsd.uscourts.gov ou em http://pacer.flsd.uscourts.gov, sob o número de processo 25-cr-60048.
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O AVIÃO DA DROGA: Detidos já foram apresentados aos juízes federais
Ramon Manriquez Castillo, 68 anos, cidadão norte-americano e mexicano; Edgar Rodriguez Ruano, 29 anos, cidadão mexicano; Fernando Javier Escobar Tito, 48 anos, cidadão equatoriano; e Anderson Jair Gamboa Nieto, de 30 anos, cidadão colombiano, fizeram hoje as suas primeiras aparições no tribunal federal de Fort Lauderdale, na Florida. sob acusações de tráfico de droga depois de a República da Guiné-Bissau os ter entregue aos Estados Unidos a 16 de abril.
Seja um Vencedor. Aposta e Ganha
Jogue Online em 👉 BWinners Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente 💰 ? 15...
