A residência do Bubacar Turé, Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, em Bissau, foi invadida na manhã deste sábado, dia 12 de Abril, por forças de segurança do regime repressor e confiscador dos direitos humanos na Guiné-Bissau.
Um grupo composto por seis agentes da Policia entrou no interior da residência, sem o consentimento da família, sem mandado judicial de busca, alegando estar à procura do Presidente da LGDH por motivos que ainda se desconhece.
Os seis agentes procederam à busca pela casa toda, incluindo nas casas de banho, tendo deixado a família, em particular, as crianças em pánico.
Trata-se de mais uma vil investida do regime autoritário de Bissau contra os defensores dos direitos humanos com o propósito de silenciar todas as vozes que procuram trazer à luz as várias e sucessivas violações dos Direitos Humanos.
A Liga Guineense dos Direitos Humanos denuncia e responsabiliza o regime autoritário pela vida, integridade física e segurança do Presidente Bubacar Ture, que tem sido alvo de perseguição e intimidação, especialmente depois de ter denunciado as violações flagrantes dos direitos humanos no sistema nacional de saúde.
A LGDHe apela à comunidade internacional e ao público em geral para a convergência de esforços em vista a pôr termo às derivas autoritárias do regime de Bissau.
Pela paz, Justiça e Direitos Humanos!
Bissau, 12 de abril de 2025