TRADUÇÃO
PLATAFORMA ALIANÇA INCLUSIVA - TERRA RANKA
Sra. Representante Residente da CEDEAO BISSAU
Bissau, 24 de Fevereiro de 2025 ASSUNTO: Encontro com a missão da CEDEAO
Senhora Representante, A Coligação PAI-TR recebeu uma carta anunciando uma missão da CEDEAO à Guiné-Bissau, de 23 a 28 de fevereiro de 2025, e um convite para se reunir com a referida missão no dia 25 de fevereiro, às 11 horas.
O PAI-TR saúda a chegada a Bissau desta missão, no âmbito da implementação das resoluções da 66ª Sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada em Abuja, no dia 15 de dezembro de 2024, cujo objetivo é apoiar os esforços dos atores políticos para chegar a um consenso, através de um diálogo inclusivo, sobre o calendário eleitoral e os mecanismos necessários ao bom funcionamento do processo eleitoral.
No entanto, soubemos com surpresa que a missão decidiu encontrar-se com um suposto Presidente do Parlamento, embora a CEDEAO esteja bem ciente de que se trata de alguém que usurpou essas funções e exerce-o ilegalmente, ignorando ao mesmo tempo o legítimo Presidente do Parlamento.
Esta é uma decisão incompreensível e perturbadora, dado o papel fundamental que o Parlamento deverá desempenhar no processo de fim da crise, como único órgão de soberania, a partir de 27 de fevereiro de 2025.
Além disso, o PAI-TR também tomou conhecimento de que a missão decidiu excluir dos exames dois partidos políticos representados no Parlamento, nomeadamente o MADEM G-15 e o PRS.
Consideramos que esta decisão da missão reflecte preconceitos nas disputas internas destes partidos. Face ao exposto, o PAI-TR lamenta informar que não participará na reunião agendada com a missão da CEDEAO.
No entanto, enviamos para transmissão à missão a nossa posição sobre os caminhos para sair da actual crise política na Guiné-Bissau. Desejando-lhe uma calorosa recepção, queira aceitar, Senhora Representante, a expressão dos nossos mais ilustres sentimentos.
O Coordenador Interino
Antonio Samba Balde