FONTE: LE SOLEIL
O nome da Karpowership, empresa turca que opera uma usina flutuante na costa de Dacar, é citado no relatório do Tribunal de Contas sobre finanças públicas. Este contrato, assinado em 2019 sem concurso público, continua a pesar nas finanças do Senegal numa total opacidade.
Embora o país já tenha usinas elétricas suficientes para garantir o fornecimento de eletricidade, a manutenção deste navio-usina levanta questões. De acordo com o Libération, o relatório do Tribunal de Contas revela que, em 2023, foram feitos pagamentos significativos à Karpowership sem quaisquer documentos comprobatórios. Em 19 de dezembro de 2023, duas transações foram registradas: 3,7 bilhões de FCFA e 9,2 bilhões de FCFA pagos à empresa turca, sem transparência.
Pior ainda, o valor real desse contrato de balcão permanece desconhecido. Algumas fontes estimam que o estado senegalês esteja gastando entre 30 e 50 bilhões de FCFA por ano neste barco elétrico, uma quantia colossal quando a infraestrutura local poderia fornecer o serviço.
O Senegal não é o único país envolvido neste caso, segundo o jornal. No Gabão, a Karpowership é alvo de uma investigação pela Comissão Nacional de Combate à Corrupção e ao Enriquecimento Ilícito (CNICEI). Este projeto, envolvendo dois barcos de produção de eletricidade, custaria ao estado gabonês 12 bilhões de FCFA por mês. Sob pressão, a empresa turca foi forçada a renegociar seu contrato com as novas autoridades de transição, embora a investigação ainda esteja em andamento.