O partido acusa o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de ser o responsável pelas detenções "arbitrárias" dos dois parlamentares.
Em comunicado, o Movimento para a Alternância Democrática, dirigida por Braima Camará expressou o seu apoio ao às posições que defendem o fim do mandato presidencial de Sissoco Embaló em 27 de fevereiro.
Eis o comunicado na íntegra.
Reuniu-se o Secretariado Nacional do Movimento para Alternância Democrática
(MADEM G15) Alargado as Organizações Sociopoliticas, dia 19 de Fevereiro de 2025, para avaliar a última missão às estruturas do Partido na Provincia de Leste, bem como últimos acontecimentos que levaram as prisões arbitrárias de Deputados da Nação sem mandato judicial, nomeadamente do Deputado Djana
Sanó do MADEM G15 e Deputado Flávio Baticã Fereira do PAIGC.
Após um intenso debate sobre os assuntos em questão pelos participantes, a reunião do Secretariado Nacional do MADEM G15 Alargada decide:
1. Congratular-se pela forma como decorreram os trabalhos do Encontro com as Estruturas do Partido nas Regiões do Leste, enaltecendo a superação positiva da situação do Partido em Gabu comparada com a situação que aí prevalecia à 6 meses, bem louvar o nível da estruturação da Região de Bafatá.
2. Felicitar o nivel das intervenções dos membros da delegação, em especial do Camarada Abel da Silva Gomes, Secretário Nacional do Partido, pela forma como claramente espelhou a real situação vigente no País, bem como das orientações dadas as estruturas do leste.
3. Referente as prisões arbitrárias dos Deputados da Nação sem mandato judicial, nomeadamente do Deputado Djana Sanó do MADEM G15 e Deputado Flávio Baticã Fereira do PAIGC, que consubtanciam num sequestro, condenar com todo o repúdio estes actos ilegais, abusivos, barbárie e irresponsáveis a mando do Presidente Cessante Umaro Sissoco Embaló e seus comparsas que visam somente intimidar, violentar e reprimir os adversários políticos, que agem num quadro legal com respeito aos seus direitos, liberdades e garantias fundamentais.
4. Apoiar a declaração constitucional do fim de mandato do Presidente
Cessante Umaro Sissoco Embaló dia 27 de Fevereiro de 2025, de conformidade com art. 66º da Constituição da República, nossa lei magna.
5. Apelar à determinação e firmeza política dos atores políticos quanto ao final do mandato do Presidente da República e na procura das soluções consentâneas para a situação e saída de crise provocada pelos actos inconstitucionais do Umaro Sissoco Embaló enquanto Presidente da República.
Bissau, 19 de Fevereiro de 2025
SECRETARIADO NACIONAL
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
MADEM G-15 responsabiliza Sissoco Embaló pela detenção dos deputados
O MADEM-G15, dirigido por Braima Camará condenou, esta quarta-feira as detenções dos deputados Djana Sanó e "Flávio Baticã Fereira", considerando esses atos de "ilegais", "irresponsáveis" e "barbáros".
Seja um Vencedor. Aposta e Ganha
Jogue Online em 👉 BWinn ers 💰 ? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT 💰 ! ⚽ Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionan...

-
FOTOS (C) DsC/2024 Os americanos têm todas as informações sobre os responsáveis
-
ESTA É A AERONAVE RETIDA Uma aeronave com base no México e proveniente da Venezuela, com uma "quantidade incalculável" de droga, e...