terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

LGDH CONSIDERA DE "ILEGAL E ARBITRÁRIA" A DETENÇÃO DO DEPUTADO FLÁVIO BATICÃ FERREIRA

A Direção Nacional da LGDH registou com indignação mais uma detenção arbitrária protagonizada pelo Ministério do Interior, a mando dos senhores Botche Candé e José Carlos Macedo Monteiro, Ministro do Interior e Secretário de Estado da Ordem Pública, respetivamente.


1.    De acordo com as informações fornecidas pelas fontes familiares, o Deputado Flávio Baticã Ferreira, eleito nas listas do PAIGC, foi detido ontem dia 17 de fevereiro de 2025, em Pitche região de Gabú, quando se encontrava a realizar uma cerimónia de cariz tradicional.

2.    Segundo as mesmas fontes, o Deputado foi conduzido às instalações do Ministério do Interior em regime de total isolamento, sem direito às visitas dos familiares, advogados e amigos;

3.    A LGDH condena severamente esta detenção arbitrária, abusiva, ilegal e exige a sua libertação imediata e incondicional;

4.    A Liga considera ainda este ato vergonhoso como uma perseguição política e responsabiliza o Ministério do Interior pela vida e integridade física do Deputado Flávio Baticã Ferreira;

5.     Esta detenção abusiva do Deputado com imunidade parlamentar, constitui não só uma afronta à constituição, à dignidade da pessoa humana e o Estado de direito, é igualmente mais uma prova inequívoca do desespero e da deriva autoritária do regime instalado no poder.

6.    Por fim, a LGDH manifesta a sua firme e inabalável determinação de combater estes tipos de comportamentos ilegais e totalmente inaceitáveis.

Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos    
 

Bissau, 18 de fevereiro de 2025

A Direção Nacional

PR JOÃO LOURENÇO "É nossa obrigação evitar que a CPLP possa ruir. Vamos trabalhar todos juntos para não fazer descambar esse grande projeto de comunidade.”

Ver a entrevista na íntegra 👉  AQUI  e sobre a ausência na cimeira ao minuto 16:29