segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Comissão Permanente da ANP analisa vinda da CEDEAO a Bissau

FONTE: CFM

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP) volta a reunir-se, esta quarta-feira (19.02), "por meios telemáticos", para analisar a situação política vigente na Guiné-Bissau.

Numa convocatória assinada pelo Presidente do Parlamento, Domingos Simões Pereira, com a data de 17 de fevereiro de 2025, os pontos em análise na reunião serão os assuntos da atualidade política guineense.

Análise e Preparação da Missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Mecanismos de Implementação da Deliberação 1/2025, da Comissão Permanente e Diversos, são os pontos que serão em cima da mesa na reunião do órgão da ANP, segundo a convocatória na posse da CFM.

Os guineenses aguardam com expetativa a chegada da missão da CEDEAO ao país e o dia 27 de fevereiro, dado como "fim" do mandado de cinco anos do Presidente da República, por vários opositores de Umaro Sissoco Embaló e múltiplos juristas.

Ainda assim, o Chefe de Estado diz que o seu mandato só termina em 4 de setembro próximo, não na data indicada pelos seus oponentes políticos, tendo essa afirmação recebido os apoios do Procurador Geral da República, Bacar Biai, e do presidente em exercício do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Lima André.

A controvérsia tem animado o debate político na Guiné-Bissau e criado "suspense" nos cidadãos, que aguardam pelo desenvolvimento da situação, nas vésperas da chegada da missão de "alto nível" da CEDEAO, para ajudar a encontrar solução à crise, sobretudo em relação à data das eleições legislativas e presidenciais.

Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue   Online em   👉   BWinners Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente 💰 ? 15...