sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Umaro Sissoco Embaló promete presidenciais em Novembro

 FONTE: LUSA

Umaro Sissoco Embaló diz que o seu mandato termina a 4 de Setembro e, por isso, vai marcar as eleições presidenciais para Novembro. A declaração foi feita esta quinta-feira, durante a recepção de cumprimentos de novo ano por parte de representantes de diferentes instituições do país.


“Quem não concordar com essa data que vá ao tribunal, o mesmo tribunal que tinha dito que o meu mandato começa a contar no dia 4 de Setembro de 2020”, afirmou.


Porém, o Presidente tomou posse “simbolicamente”, a 27 de Fevereiro de 2020, num hotel de Bissau. Nessa altura estava em curso o contencioso eleitoral com Domingos Simões Pereira e o Supremo Tribunal de Justiça deu razão e a vitória eleitoral a Sissoco Embaló a 4 de Setembro.


E por ter tomado posse a 27 de Fevereiro, a oposição afirma que o seu mandato termina no próximo 27 de Fevereiro até porque Embaló começou o cargo de presidente nessa data. Ou seja, a partir de 28 de Fevereiro – defende a oposição - Umaro Sissoco Embaló deixará de ser o Presidente legítimo da Guiné-Bissau.


O Presidente disse que “brevemente” irá realizar novas consultas aos partidos e plataformas eleitorais para marcar a data das eleições legislativas antecipadas. Esse escrutínio deveria ter acontecido a 24 de Novembro passado, mas foi adiado por Umaro Sissoco Embaló “por sugestão do Governo” que alegou falta de condições técnicas e financeiras.