quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

LGDH/ACEP

Comunicado de Imprensa

No quadro da implementação do projeto “Direitos Humanos em Risco na Guiné-Bissau: Pesquisa, Advocacia, Sensibilização e Comunicação” A Associação Para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) em parceria com a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), irão proceder o lançamento do estudo “Industrias Extrativas, Direitos das Comunidades e Conflitos”, a ter lugar no dia 06 de dezembro de 2024, sexta-feira, na Casa dos Direitos, a partir das 10h.

Este estudo, resultou de um trabalho minucioso realizado no terreno, com a finalidade de despertar a atenção dos diferentes atores nacionais sobre as violações dos direitos humanos das comunidades locais, em consequência das atividades das industrias extrativas que ignoram as normas legais e padrões internacionais.
Igualmente, pretende-se com esta iniciativa, influenciar a adopção de políticas públicas e revisão do quadro legal que regula o sector, tendente a maior proteção dos direitos e patrimónios das populações das zonas de extração dos minerais.
Este projeto é implementado pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) em parceria com a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), com o apoio financeiro da Cooperação Portuguesa.

Bissau, 04 de dezembro de 2024.