FONTE: CFM
A empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) tem a "autorização" do Governo guineense para prosseguir com o corte de energia a partir desta sexta-feira (20.12), aos cidadãos, entidades e organismos que beneficiam da corrente elétrica "de forma irregular".
O Executivo esteve reunido esta quinta-feira em Conselho de Ministros, presidido pelo primeiro-ministro Rui Duarte Barros, do qual saiu um incentivo à EAGB para avançar com cortes.
"Incentivar a EAGB a prosseguir com a campanha de corte de energia, a partir do dia 20 de dezembro corrente, aos cidadãos, entidades e organismos que dela beneficiam de forma irregular", lê-se no ponto dois do comunicado do Conselho de Ministros.
Segundo o mesmo comunicado, o titular da pasta da energia, fez uma exposição sobre a "complexa situação" prevalecente na EAGB, caracterizada pela "proliferação" de direitos de isenções de pagamento de energia e pela recente decisão do Governo em rescindir o contrato de fornecimento de energia com a empresa KARPOWER.
"Exortar a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, residentes no país, no sentido de cumprirem com o dever cívico e moral de celebração formal de contratos de fornecimento de energia e água, incluindo os funcionários na EAGB", exortou o Executivo no documento na posse da CFM.