No âmbito de cumprimento da agenda autoritária do poder instalado, as forças de segurança espancaram brutalmente hoje, os estudantes das Escolas Superiores de Educação que pretendiam manifestar pacificamente contra as recentes medidas de fixação de propinas para os respetivos cursos.
A intervenção brutal e criminosa das forças de segurança, foi ordenada pelos Senhores Botche Candé e José Carlos Macedo Monteiro, Ministro do Interior e Secretário do Estado da Ordem Pública, respetivamente, tendo culminado com 4 feridos entre os quais um em estado grave. Igualmente, foram detidos de forma ilegal e arbitrária 10 estudantes, os quais foram libertados depois de algumas horas de privação de liberdade.
A LGDH repudia mais uma vez estas barbaridades e exige a responsabilização criminal dos seus autores morais e materiais.
Igualmente, a LGDH exige a cessação imediata de todos os atos de perseguições e intimidações contra o Sr. Agostinho Fanda, Presidente da Federação dos Estudantes das Escolas Superiores de Educação.
A Liberdade de manifestação é um direito com dignidade constitucional, cujo exercício não carece de caprichos de nenhum poder ditatorial.
Ordens ilegais dos Senhores Botche Candé e José Carlos Macedo Monteiro, para espancar e prender os manifestantes pacíficos, não ficarão eternamente impunes.
Liga Guineense dos Direitos Humanos