FONTE: Rádio Jovem
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, anunciou este sábado, 02 de novembro de 2024, que as eleições legislativas marcadas para 24 de novembro vão ser adiadas.
Embaló invocou dificuldades no cumprimento da cronograma eleitoral, tal como o governo anunciou recentemente.
Chefe de Estado promete que, entre segunda e terça-feira, haverá um decreto presidencial sobre adiamento de eleições. Neste contexto, para quem está a fazer a campanha, Embaló considera a ação de um simples teatro. Sustentou ainda que quando o governo anuncia que não tem condições para cumprir o cronograma eleitoral, significa que não haverá eleições legislativas na data marcada, apontando, na mesma linha de raciocínio, o atraso verificado na publicação da lista oficial dos concorrentes ao escrutínio pelo Supremo Tribunal de Justiça, a questão da Comissão Nacional de Eleições e próprios Partidos políticos.
Umaro Sissoco Embalo que falava aos jornalistas após um encontro com oficiais da Guarda Nacional, em Bissau, nas instalações da mesma corporação, disse que é preciso que haja a estabilidade política na Guiné-Bissau e desígnio nacional, evitando, assim, de destruir o nome do país nas coisas banais, como é caso da questão da droga e entre outras que, no entender do chefe de Estado, não ajudam o país em termos de desenvolvimento.