quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Sociedade Civil exige legalidade na ANP

CFM

O Vice-presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz e Desenvolvimento exige “o funcionamento pleno da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular legalmente constituída e dirigida pelo Domingos Simões Pereira” para renovar os membros da Comissão Nacional de Eleições que se encontram na caducidade.


Em entrevista esta  terça-feira, 23 de Outubro, na Rádio Privada Capital FM, Mamadu Queta é de opinião que as situações da CNE [ Comissão Nacional de Eleições] e do Supremo Tribunal de Justiça devem ser resolvidas antes das Eleições Legislativas para evitar crises pós-eleitorais.

“A preocupação da maioria dos partidos e Coligações concorrentes às estas eleições, é a caducidade de membros da CNE.  É preciso criar condições legais para eleger os membros da Comissão Nacional de Eleições “, disse o ativista guineense que defende o funcionamento da Comissão Permanente dirigida pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular, Domingos Simões Pereira.

A sociedade civil quer ainda o espaço de diálogo entre todos atores político. Por isso, está a entabular contactos com os órgãos da soberania e partidos políticos.

“Pensamos que só com diálogo que se pode resolver esta questão. Estampa a falar de todos os  órgãos de soberania e os partidos políticos”, concluiu Mamadu Queta.