segunda-feira, 9 de setembro de 2024

CENTENÁRIO DE AMÍLCAR CABRAL - Mensagem do Secretário Geral da ONU, António Guterres

Ver vídeo AQUI

"Ao celebrarmos o centenário de Amílcar Cabral, rendemos homenagem ao ilustre filho da Guiné-Bissau e de Cabo Verde que liderou a luta pela autodeterminação de ambos os Países.

A sua luta foi decisiva para que Cabo Verde e Guiné-Bissau atingissem a independência. Mas o impacto da acção de Amílcar Cabral extravasa em muito as fronteiras destes países, fazendo-se igualmente sentir em todas as antigas colónias portuguesas. E fez-se sentir no meu próprio País, Portugal, contribuindo para o processo que conduziu à revolução dos cravos. E fez-se sentir no seio da comunidade

 internacional no seu todo, sendo hoje e justamente considerado uma das mais destacadas personalidades do século XX.

Desde os primórdios da luta de libertação, Amílcar Cabral depositou grande esperança nas Nações Unidas, insistindo repetidamente que a luta dos povos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde também se inspirava nos princípios e valores da Carta das Nações Unidas. Muita da sua notável actividade diplomática teve como palco a ONU, assim contribuindo para que o objectivo da descolonização mantivesse um lugar de destaque na agenda da Organização e acabasse por triunfar.

O prestígio universal de Amílcar Cabral deve-se, ainda e em grande parte, à riqueza e profundidade da sua produção intelectual, e as suas reflexões continuam hoje a inspirar estudiosos em diversos domínios do conhecimento, bem como mulheres e homens das letras e das artes.

É pois com grande satisfação que me associo a estas comemorações e que felicito a Fundação Amílcar Cabral por esta iniciativa, bem como por preservar e divulgar o legado de tão prestigiada figura."