sábado, 18 de maio de 2024

FORÇAS DE SEGURANÇA DETIVERAM DEZENAS DE MANIFESTANTES EM BISSAU

FONTE: Rádio Sol Mansi

As Forças de Segurança impediram a manifestação pacífica agendada para este sábado pela “Frente Popular”.
Homens fardados e a mando do ministro do Interior, impediram e detiveram dezenas de manifestantes, incluindo líderes da organização promotora de marcha pacífica, cujo objetivo era exigir a reposição do estado de direito e democrático e a situação do elevado preço dos produtos alimentares.
A manifestação iniciada no Bairro da Ajuda segunda fase e com a resistência de população manifestantes, culminou no espancamentos e detenções de pessoas que nem estavam envolvidas na marcha.

Durante e perante a resistência houve fortes agressões contra a população e manifestantes por parte dos elementos afetos ao ministério do interior.
Em reação ao comportamento "impassívo" de forças de segurança, que deteve esta manhã o coordenador da “Frente Popular”, Armando Lona, a Rede dos Defensores dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, condena a atuação que considera de abusiva do ministério do interior em repelir a manifestação e exigiu a libertação imediata e incondicional de todos os detidos.
De acordo com a comunicação de Vitorino Indeque, a organização chamou a atenção ao presidente da república e ao primeiro-ministro em assumirem as suas responsabilidades e responsabilizou igualmente o ministro do interior e o secretário de Estado pela violência física praticada aos promotores da manifestação.