Decorreu em Lunda de 17 a 22 de Fevereiro a Sessão Constitutiva da Assembleia Parlamentar Conjunta dos países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e os Países da União Europeia (EU), estabelecida no âmbito do Acordo de Samoa, o novo instrumento geral de cooperação entre os países ACP-EU.
Embora a Guiné-Bissau ainda não seja signatária do mais importante instrumento de cooperação multilateral entre a EU e aos países ACP, a Assembleia Nacional Popular (ANP), através do seu Presidente, Eng. Domingos Simões Pereira, foi convidada para participar neste relevante evento, evidenciando assim, de forma inequívoca, a legitimidade e o reconhecimento internacional do Parlamento da Guiné-Bissau.
O Presidente da ANP, na impossibilidade de estar presente por motivos de agenda, designou uma delegação para representar o Parlamento nesse magno encontro que inaugura uma nova era nas relações de cooperação entre os nossos países e povos, tendo como primeiro dos seus seis eixos centrais – Os Direitos Humanos, a Democracia e boa Governação.
Saímos do encontro parlamentar ACP-EU ainda mais convictos que em breve, teremos boas notícias em relação à reabertura da Assembleia Nacional Popular e retorno à normalidade constitucional na Guiné-Bissau.”
Octávio Lopes, Deputado da Nação e Presidente da Comissão Especializada Permanente para os Assuntos Jurídicos, Constitucionais, Direitos Humanos e da Administração Pública.