sábado, 24 de fevereiro de 2024

Figura da semana: ANTÓNIO PINA LANÇA LIVRO “GOVERNANÇA DA ÁGUA: ESCASSEZ, INCERTEZAS, VULNERABILIDADES E RISCOS”

FONTE: O Democrata



O escritor guineense, António Pedro Said Aly Pina, lançou o seu novo livro intitulado “Governança da Água: Escassez, Incertezas, Vulnerabilidades e Riscos”, que contém quatro capítulos, nomeadamente a governança da água, a mitigação da seca e escassez hídrica, a vulnerabilidade e riscos de poluição das águas subterrâneas na ilha de Santiago (Cabo Verde) e o último capítulo referente às áreas afetadas e propensas à salinização dos solos e da água na costa leste da ilha de Santiago.

Segundo o autor, o livro responsabiliza o poluidor pelo dano ambiental causado, a fim de que este, o poluidor, arque com os custos da poluição ambiental, evitando a impunidade daqueles que praticam algum dano ao ambiente.

“Cabo Verde, assim como muitos países em desenvolvimento enfrentam sérios problemas com a poluição do solo e, principalmente, com toda a problemática relacionada com a sua recuperação”, disse o autor, acrescentando que os solos salinizados podem ser recuperados através da remoção mecânica, da lavagem e lixiviação. 

BIOGRAFIA

Natural de Nhacra, região de Oio. É PhD em Geociências – Hidrogeologia pela Universidade Federal do Ceará – Brasil em 2014. Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará, tendo como área de concentração Geociências e especialidade em Hidrogeologia e Gestão Hidroambiental em Cabo Verde, 2010. Licenciado em Engenheiro Químico pela Faculdade de Ciências e de Tecnologia da Universidade de Coimbra-Portugal.

É professor universitário e instrutor do Curso Monitorização e Avaliação da Qualidade da Água em Cabo-verde, membro fundador e o presidente da associação cabo-verdiana dos Recursos Hídricos.

Diretor de Projeto de Abastecimento da Água Subterrânea na área da UNIQUE/COHIBRA (440 hectares) Trairi – Ceará – Brasil e o presidente do Comité Nacional do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, CN-PHI em Cabo Verde. De 2017 a 2021, administrador executivo na Agência Nacional de Água e Saneamento -ANAS-Cabo Verde.

O autor conta com mais de 30 artigos publicados nos congressos internacionais e em diferentes países (não só da língua portuguesa).