A Ordem dos Advogados da Guiné Bissau, uma vez mais, regista, com repúdio e profunda indignação, a detenção ilegal e abusiva do Advogado Vailton Pereira Barreto.
Conforme o próprio, tal ocorreu na sequência de ter sido abordado ontem por Tcherninho, que o impediu de prosseguir a sua viagem, tendo-o conduzido á polícia de trânsito e foi ouvido hoje de manhã, em seguida foi ordenado a sua detenção abusiva, sem mais.
Em concertação com a CDH da Ordem, na pessoa do seu Presidente Luís V. Martins, estamos a recolher todos os detalhes de mais um caso de atentado aos direitos humanos e ao estado de direito, para prosseguir com as necessárias diligências que se mostrem urgentes e indispensáveis á salvaguarda dos direitos fundamentais do nosso colega advogado.
Inclusive, projetamos a seguinte equipa dos advogados, sob a direção e coordenação do Presidente da CDH, Dr. Luís Vaz Martins, e íntegra Dra. Beatriz Furtado, Presidente da CAJ e Coordenadora do GAO e Drs. Roberto Indeque e Vítor Nbana, podendo proferir a declaração em representação do legítimo interesse e defesa da honra do colega advogado.
Bissau, 21 de setembro de 2024.
O Bastonário
Januário Pedro Correia