Ontem, minha irmã Iva Cabral, me pediste para libertarmos o nosso Pai da prisão que se tornou a Amura. Não te respondi ontem porque os acontecimentos, do dia todo, cá em Bissau, me abateram.
Hoje, já restabelecida, te garanto que da mesma forma que ontem jurei que darei o meu Ser e Saber para as Comemorações do Centenário, assim tb o farei e com mais afinco para tirar os restos mortais do nosso Pai daquele lugar, daquela prisão.
Aliás, Iva, lembras-te que no ano passado já tinhamos iniciado o processo, mas com as eleições e com a nossa Vitória, pusemos de lado esse propósito. Agora vemos que, esta decisão foi um erro nosso!!!
O Mausoléu do papá na Amura não tem razão de ser, nos dias de hoje. Ele não é considerado Herói Nacional, ele é um simples Líder e Fundador de um partido, não deve lá estar. Num lugar onde, nós filhas e familiares, nos é proibido ir lá homenagear????!!!!!
Sim, porque não me venham dizer que se fizermos um pedido é-nos autorizado. Eu, fazer um pedido pars ir à Amura???? Nem se morrer e voltar a nascer mil vezes!!!! Os restos mortais do nosso pai não é propriadade privada vossa!!!!!!
Deus sabe o que faz, porque ontem, se eu tivesse estado presente quando recusaram a caravana do PAIGC de entrar na Amura, hoje estaria presa ou quem sabe até morta.
Meus irmãos, filhos e familiares dos Combatentes da Liberdade da Pátria cujos restos mortais estão sepultados na Amura, não querem se juntar a nós? Porque o propósito pelo qual se decidiu sepultarem todos naquele lugar, já foi violado e desrespeitado várias vezes. Essa afronta e prisão eu já não aguento mais.
Sei que não será fácil conseguir transladar os restos mortais do meu pai para o Cemitério Municipal de Bissau ou de Antula. Os donos da Amura e demais ( todos falsos e cínicos) vão se sentir ofendidos, esta ideia será um ultraje, vão usar os seus bobbys e quem sabe até, toda a Nação para nos atacar, a mim e a ti Iva, mas isso não irá mexer em nada com a nossa finalidade de o tirar de lá. Estando num desses Cemitérios, mais honra e respeito terá. Estará junto do Seu povo que tanto amou. E as pessoas que o amam de verdade poderão ir lá, livremente e sempre o homenagear.
Os falsos e cínicos donos da Amura, só se lembram da existência do Mausoléu nestas datas, tudo Show off e o propósito que os leva lá nem é para depositarem coroas de flores ( cheias de espinhos) no Mausoléu do nosso pai, como está no caminho, tem a necessidade de fazer o pequeno teatrinho para enganarem não sei a quem?!.
Me pergunto, onde estarão os benditos Cabralistas desta cidade? Os que com unhas e dentes se intitulam como Cabralistas e que criticam a atual direção do PAIGC por desrespeitar os princípios de Cabral. Onde estiveram ontem, que não os vi a irem homenagear Cabral na Amura e muito menos a estarem presentes nas duas outras actividades? Como ficaram calados após saberem que a caravana do PAIGC foi impedida de entrar na Amura? Como ficaram calados após saberem que amigos de Cabral foram escorraçados da Rotunda do Aeroporto, porque iriam tomar parte numa atividade de homenagem linda, organizada pelo PAIGC?
A vós ditos Cabralistas do Madem G15, do Prs, tenham mas é vergonha na cara quando se intitulam Cabralistas, tenham, mas é vergonha na cara quando defendem que conheciam Cabral; tenham mas é vergonha quando penduram uma fotografia/ imagem/ pintura dele na vossa Sede. Vocês e os demais, com a essa atitude de total silêncio, só me demonstraram que Cabral e os restantes Combatentes da Liberdade da Pátria, não significam nada para vocês. Ou será que estiveram presentes na Caravana que hoje foi a a Amura?
Hoje, dia 21!!!!! Será que vão tambêm tentar mudar a data do assassinato do meu pai? Pa bos de fato Cabral i Kabriano. Suma bo ta falal sempre i suma bo ta renegal i disrispital tudo hora, npensa si alma kansa dja bos, i da bos costa dê. Aonti i demonstra kuma, apesar dos pesares, i preferi inda djubi só pa Cabo Verde. Na dia di aniverssário di si assassinato, Fundação Amílcar Cabral ku apoio de Sociedade Civil Caboverdeana é dá início a Comemorações de Centenário. Não é que surgiu um arco-íris, uma brufa e depois uma chuva ontem na Praia, durante as atividades?! Logo, na Praia no mês de Janeiro??? És nan i milagre. Él ku manda é ta fala lá Cabral ka morri!!!!!
Eu te pergunto Rui Barros, outrora um mano meu ( como todos da escola de piloto)como tiveste coragem de permitir tudo que aconteceu ontem? Como consegues tu dormir? Tu que foste aluno da Escola Piloto, tu que conheceste e conviveste ( mais do que eu) como os teus colegas com Cabral?
Tu que ouviste os seus ensinamentos, como foste capaz de ficar calado com o maltrato dado à caravana e atividades do PAIGC??? Tua família! Há pessoal teu que te ligou a pedir ajuda quando estavam nas portas da Amura, consta que não atendeste.
À noite, quando soube da proibição da realização da linda homenagem na Rotunda do Aeroporto, eu te liguei. Te liguei näo para te pedir ajuda, não me rebaixaria a tanto, mas sim para te fazer as perguntas que te estou a fazer neste post. É claro que não atendeste. Por isso as faço aqui. Mas tb sei que não me irás responder.
Para terminar, espero que os verdadeiros Cabralistas entendam e aceitem a nossa decisão de usar todos os meios possíveis para fazer a transladação dos restos mortais do nosso pai da Amura para um dos Cemitérios Municipais de Bissau. Quem nos quiser ajudar nessa luta, será muito bem-vindo.
Ndira Abel de Sá Cabral Embaló
Filha Codé de Fal Fal, Lantindan, Chefe de Guerra, Abel Djassi e Amílcar Cabral