FONTE: O Democrata
O Governo da Guiné-Bissau recebeu esta sexta-feira, 03 de novembro de 2023, duas embarcações adquiridas pelo Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Urgência para a Segurança Alimentar, que está a ser executado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em colaboração com o ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
O Projeto de Urgência para a Segurança Alimentar financiado pelo banco mundial em 15 milhões de dólares norte-americanos é uma iniciativa do Governo da Guiné-Bissau, que está a ser implementado pela FAO. O projeto iniciou em 2020, em plena pandemia do coronavírus e termina em fevereiro de 2024.
As duas embarcações custaram no total 180 milhões de francos cfa e cada um tem a capacidade de duas toneladas e meia. As embarcações servirão para transportar insumos alimentares entre ilhas, ou seja, sementes e também transportar os produtos cultivados localmente para a cidade de Bubaque, de onde sairão para a capital Bissau.
A cerimónia da entrega decorreu no cais de Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) e contou com a presença do ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Domingos Quadé, do ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mamadu Saliu Lamba, da representante do Banco Mundial, Maria Lopes e do representante da FAO, Mohamed Hama Garba.
Satisfeito com o apoio, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros sublinhou que a entrega das duas embarcações representa um marco importante nas relações entre o governo e os seus parceiros do desenvolvimento, apelando ao bom uso das mesmas.