O juiz de instrução criminal decretou ontem dia 08 de novembro de 2023, a prisão preventiva de 20 agentes de polícia da 7ª Esquadra da POP, suspeitos pelo espancamento brutal do malogrado
Abdul Carimo Sani no dia 01 de setembro último.
Foram igualmente decretadas as prisões preventivas de dois Agentes da 7ª Esquadra, suspeitos pelo espancamento e consequente fratura da clavícula de lado direito de Sr. Ivandro Armando Valentim no dia 04 de outubro de 2023, no âmbito de uma operação policial que a LGDH qualificou de “ criminosa” por ter culminada com mais de 10 feridos.
Aliás, o Ministério Público abriu investigações a este último caso após uma denuncia da LGDH através de uma carta datada de 25 de outubro, dirigida ao Procurador-Geral da República.
A Liga congratula-se com estes despachos do Juíz de Instrução Criminal, por traduzirem em passos importantes na descoberta da verdade e consequente combate a impunidade na Guiné-Bissau.
Para a LGDH, a erradicação da cultura de impunidade no seio das diferentes corporações das forças de segurança e na sociedade em geral, deve constituir uma das prioridades das autoridades nacionais, no âmbito dos esforços para a moralização da sociedade e consequente fortalecimento da democracia e do Estado de Direito.
𝙋𝙚𝙡𝙖 𝙋𝙖𝙯 𝙅𝙪𝙨𝙩𝙞ç𝙖 𝙚 𝘿𝙞𝙧𝙚𝙞𝙩𝙤𝙨 𝙃𝙪𝙢𝙖𝙣𝙤𝙨!