domingo, 8 de outubro de 2023

LGDH acusa polícia da 1ª Esquadra no espancamento de um cidadão

FONTE: Capital FM

 A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou o espancamento de um cidadão “por um grupo de 4 agentes da Polícia da 1ª  Esquadra”.

Na nota tornada a pública, este domingo, 8 de Outubro, a Liga disse que o ato terá acontecido “na sequência de distúrbios num jogo de futebol interbairros ocorrido no dia 4 de outubro de 2023, no Estádio Lino Correia”.

“(…)  O cidadão, de nome Ivandro Armando Valentim, que não tinha nada a ver com o sucedido, foi apanhado no meio da confusão e de seguida brutalmente espancado por um grupo de 4 agentes de Polícia da 1ª [Primeira] Esquadra”, lê-se ainda na nota.

Segundo informações recolhidas pela LGDH, “apesar da vítima e testemunhas no local terem clamada a inocência [de Ivandro], os agentes não deram ouvido”.

“Em consequência das agressões brutais, a clavícula do lado direito da vítima partiu-se, tendo sido assistido no Hospital Nacional Simão Mendes”, informou, por outro lado, a organização.

A LGDH disse ainda, na nota, que “volvidos 4 dias do sucedido, o Comando da 1ª Esquadra da POP não se dignou tomar nenhuma medida punitiva contra os responsáveis de mais uma ato criminoso”.

“A LGDH condena veementemente este ato brutal e exige do Ministério do Interior a adoção de medidas imediatas com vista a responsabilização criminal e disciplinar dos seus autores”, posicionou a organização defensora dos direitos humanos, que expressou, também, na mesma nota “de um número incalculável de casos de espancamentos contra cidadãos”, que de acordo com a LGDH, os  “autores nunca são traduzidos à justiça”.

OPINIÃO: A Guiné-Bissau: as forças armadas e a luta política no contexto actual

Ler notícia completa 👉 AQUI