O Secretário de Estado das Telecomunicações e Economia Digital, Gibril Mané, encontra-se em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, onde vai apresentar dois projetos para o país no domínio das telecomunicações.
De acordo com Capital FM, tratam-se dos projectos Backbone Nacional de 888 Km e o da Amarração do Segundo Cabo Submarino batizado de “Amílcar Cabral".
A presentação dos dois projectos vai ter lugar esta quinta-feira, 12, na presença das autoridades e investidores locais.
O Secretário de Estado das Telecomunicações e Económica Digital, Gibril Mané, esteve nos últimos dias em Marrocos na reunião do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, onde a Administração Eletrónica foi um dos temas do debate.
A Guiné-Bissau inaugurou no passado dia 28 de março do ano em curso, uma central apartir da qual o país passará a receber internet fornecida por cabo submarino do consórcio ACE. Este cabo submarino parte da França e atravessa todo o continente africano, levando internet de banda larga, a partir de fibra óptica, a vários países de África.
A amarração ao cabo submarino internacional acontece a partir da localidade de Suru, no nordeste da Guiné-Bissau, e vai dar à estação de energia elétrica de Antula, nos subúrbios de Bissau, numa distância de 30 quilómetros, onde se liga à rede já existente no país.
O projecto de amarração da Guiné-Bissau ao cabo submarino internacional da ACE foi financiado pelo Banco Mundi