terça-feira, 12 de setembro de 2023

DROGA - Cinco suspeitos foram detidos

 


 

Cinco suspeitos foram detidos pela Polícia Judiciária Federal em Halle-Vilvoorde em conexão com o tráfico de drogas através do aeroporto de Bruxelas.  As prisões ocorreram depois que dois carregadores de bagagem, que faziam parte de uma gangue de traficantes, foram pegos levando malas cheias de cocaína para um avião que chegava.

Funcionários do Aeroporto de Bruxelas estiveram envolvidos numa organização criminosa que traficava drogas a partir de Banjul, na Gâmbia.  Eles escondiam drogas em várias malas entre as bagagens nos voos de Banjul, e sua função era retirar essas malas do avião e entregá-las a outros membros de gangues fora do aeroporto.

Num voo recente proveniente de Banjul, a polícia monitorizou os funcionários, embora estes não devessem estar a trabalhar.  Os dois suspeitos levaram várias malas para dentro do avião e foram interceptados pela polícia quando um deles saía do aeroporto com drogas.  As autoridades conseguiram apreender três malas contendo um total de cerca de 120 quilos de cocaína, com um valor de rua estimado em seis milhões de euros.

As buscas que se seguiram levaram à descoberta de grandes somas de dinheiro e os cinco suspeitos, incluindo quatro de nacionalidade belga e um de nacionalidade surinamesa, foram apresentados ao juiz de instrução e colocados sob mandado de detenção.  As autoridades sublinham que esta operação se insere num esforço mais amplo de combate à criminalidade aeroportuária, com destaque para a cooperação entre os serviços de segurança e o operador aeroportuário para combater esta forma de atividade criminosa no aeroporto de Bruxelas.
Bruxelas diz a Banjul: você deve investigar o tráfico de drogas no seu aeroporto

Em Julho de 2023, a imprensa internacional revelou que cinco suspeitos tinham sido detidos na Bélgica na sequência de uma investigação sobre tráfico de droga no aeroporto de Bruxelas.

Os suspeitos incluíam dois carregadores de bagagem que trabalhavam para uma gangue de traficantes e foram pegos carregando várias malas cheias de cocaína em um voo vindo de Banjul.

A gangue supostamente usou o Aeroporto Internacional de Banjul para contrabandear drogas para a Europa.

Num comunicado de imprensa, a Agência Antidrogas da Gâmbia (DLEAG) afirmou que a cocaína interceptada em Bruxelas não provinha de Banjul.  Eles escreveram: “As descobertas preliminares revelaram que as três malas, todas embrulhadas em plástico transparente, estavam desacompanhadas e nenhuma delas tinha a etiqueta de segurança da Brussels Airlines de Banjul”.

Segundo uma fonte, as autoridades de Bruxelas não ficaram satisfeitas com o comunicado de imprensa da DLEAG.  Segundo consta, escreveram ao Gabinete do Presidente exigindo uma investigação sobre a forma como a cocaína foi contrabandeada de Banjul para Bruxelas.

O governo formou secretamente uma comissão conjunta de segurança para investigar o assunto.  Aparentemente, eles não querem que o público saiba.

Um certo 'Pablo Escobar' da Guiné Bissau foi preso.  Pouco antes de sua prisão, ele supostamente deu uma grande festa para sua gangue local, composta por oficiais do esquadrão antidrogas, em Coco Ocean.

Um segurança do aeroporto, Malick Jallow, também foi preso.

Mais detalhes estão por vir!

DSP JÁ FALA

Vídeo em directo AQUI